Repercussões da Pandemia do novo Coronavírus nos Sujeitos Surdos

Autores

  • Francisca Silva de Alencar Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar - EBSERH
  • Luana Alinny de Oliveira Albuquerque Faculdade Unibras Juazeiro
  • Jessica de Oliveira França Faculdade Unibras de Juazeiro
  • Maira Oliveira Belforte Faculdade Unibras de Juazeiro
  • Nicácia Souza Oliveira Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar – EBSERH
  • Ronny de Tarso Alves Silva Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia https://orcid.org/0000-0001-5729-9291

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i64.3670

Palavras-chave:

impacto psicossocial, surdez, covid-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os impactos que a pandemia causou na vida dos surdos nos âmbitos sociais e psicológicos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa tendo como instrumento a entrevista semiestruturada. A coleta dos dados ocorreu no período de janeiro a março de 2022. O número total da amostra foi de dez entrevistados. As entrevistas foram analisadas com base no método de análise de Bardin e distribuídas as falas principais em 4 categorias: perfil sociodemográfico; relações sociais; comunicação e impactos psicológicos. A partir da análise foi possível perceber que os a pandemia exacerbou a falta de acessibilidade que já existia na vida dos sujeitos surdos no âmbito profissional e pessoal, bem como dificultou as técnicas utilizadas para se comunicar, como por exemplo a leitura labial. Pode-se perceber que o fator “isolamento obrigatório” influenciou diretamente na qualidade de saúde mental e que as redes sociais tiveram papel essencial para manter as relações sociais durante o período de isolamento. Além disso, o estudo explana como a falta de comunicação dentro dos serviços de saúde influenciam diretamente na vida desses indivíduos, bem como na assistência prestada pelos profissionais de saúde. Espera-se que este estudo contribua para a reflexão de como a falta de comunicação pode acarretar experiencias negativas e dolorosas e instigar os profissionais da área da saúde a buscarem formas de se comunicar de forma efetiva com pacientes surdo, visando a integralidade e a qualidade na assistência prestada a esse sujeito.

 

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Biografia do Autor

Francisca Silva de Alencar, Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar - EBSERH

Enfermeira. Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL / Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar - EBSERH.

Luana Alinny de Oliveira Albuquerque, Faculdade Unibras Juazeiro

Enfermeira. Unibras de Juazeiro/BA.

Jessica de Oliveira França, Faculdade Unibras de Juazeiro

Enfermeira. Unibras de Juazeiro/ BA.

Maira Oliveira Belforte, Faculdade Unibras de Juazeiro

Enfermeira. Unibras de Juazeiro/BA.

Nicácia Souza Oliveira, Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar – EBSERH

Maternidade Escola Assis Chateaubriand Coron Maternidade Escola Assis Chateaubriand- MEAC / Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar – EBSERH.

Ronny de Tarso Alves Silva, Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia

Bacharelado em Enfermagem - Faculdade Maurício de Nassau - Natal, RN. Especialização em Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde -  Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia - FAMEC/RN.

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos