O Papel da Família do Aluno Autista no Processo de Inclusão Escolar

Autores

  • Ana Layane Brandão Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i64.3665

Palavras-chave:

aprendizagem, exclusão, inclusão, família, transtorno do espectro autista

Resumo

A inclusão é um tema em evidência e falar sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais tem despertado muito interesse, principalmente no caso de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o foco desse estudo. Por se tratar de uma deficiência de difícil diagnóstico e, ainda em estudo, fez com que o interesse pelo tema aumentasse e para que compreendesse mais sobre o assunto. O objetivo desse estudo é entender a importância da participação da família no processo de inclusão escolar do aluno com TEA, visando favorecer o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada por meio de levantamento em bases de dados eletrônica e material impresso (livros, artigos científicos, periódicos, entre outros), onde o seu embasamento se deu através de estudos de Campelo (2009), Gillberg, (2005), Nunes (2012), Vasques (2008) entre outros. Considera-se, ao final desse estudo, a grande importância da participação da família no processo de inclusão dos alunos com TEA, assim como para outros alunos com qualquer necessidade especial. Ao participar ativamente das ações escolares, inteira-se da vida escolar do filho, quando ela exerce o seu papel, a família contribui para o aprendizado das crianças.

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Biografia do Autor

Ana Layane Brandão Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). 

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

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Publicado

2022-12-30

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