O Papel da Família do Aluno Autista no Processo de Inclusão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i64.3665Palavras-chave:
aprendizagem, exclusão, inclusão, família, transtorno do espectro autistaResumo
A inclusão é um tema em evidência e falar sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais tem despertado muito interesse, principalmente no caso de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o foco desse estudo. Por se tratar de uma deficiência de difícil diagnóstico e, ainda em estudo, fez com que o interesse pelo tema aumentasse e para que compreendesse mais sobre o assunto. O objetivo desse estudo é entender a importância da participação da família no processo de inclusão escolar do aluno com TEA, visando favorecer o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada por meio de levantamento em bases de dados eletrônica e material impresso (livros, artigos científicos, periódicos, entre outros), onde o seu embasamento se deu através de estudos de Campelo (2009), Gillberg, (2005), Nunes (2012), Vasques (2008) entre outros. Considera-se, ao final desse estudo, a grande importância da participação da família no processo de inclusão dos alunos com TEA, assim como para outros alunos com qualquer necessidade especial. Ao participar ativamente das ações escolares, inteira-se da vida escolar do filho, quando ela exerce o seu papel, a família contribui para o aprendizado das crianças.
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