Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias

Autores

  • Jorge Carvalho Brandão Universidade Federal do Ceará - UFC/CE
  • Elisângela Bezerra Magalhães
  • Emília da Costa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v9i28.363

Palavras-chave:

Erros. Estratégias. Cálculo

Resumo

Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados. 

Downloads

Biografia do Autor

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará - UFC/CE

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

Brandão, J. C., Magalhães, E. B., & Costa, E. da. (2016). Novas estratégias e velhos erros: Uma Introdução ao Cálculo para Alunos de Engenharias. ID on Line. Revista De Psicologia, 9(28), 30–41. https://doi.org/10.14295/idonline.v9i28.363

Edição

Seção

Educação