A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development

Autores

  • Iris Teixeira lves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Geraldo Martins de Oliveira Júnior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança

Resumo

Resumo: O desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças irão descobrir e aprimorar suas habilidades cognitivas, motora, emocional e social. Diante disso, utilizar o lúdico como ferramenta de contribuição nesse processo de desenvolvimento é de suma importância, visto que o uso da ludicidade influencia bastante nesse processo de desenvolvimento, pois através dos momentos de jogos e brincadeiras a criança desenvolverá a coordenação motora, a criatividade, a interação social. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil, identificando as diversas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Foi empregada uma metodologia de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se de referencial teórico específico, investigando a importância em usar o lúdico como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento infantil. A partir dos conhecimentos adquiridos e observações realizadas durante a pesquisa, foi visto que o desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças desenvolverão e descobrirão diversas habilidades com base na capacidade de cada um. Diante disso, destaca-se que os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois através deles pode-se concluir que o lúdico contribui positivamente no desenvolvimento da criança e que a ludicidade é uma ferramenta de suma importância nesse processo. Sendo assim, evidencia-se que as ferramentas lúdicas promovem diversas contribuições positivas e significativas em relação ao desenvolvimento da criança e que é essencial a utilização da ludicidade como instrumento nesse processo, pois só facilita mais ainda a desenvoltura e aprimoramento das habilidades desenvolvidas pelas crianças, como também contribui na aprendizagem delas.

Palavras-Chave: Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança.

 

Abstract: Child development is a discovery phase in which children will discover and improve their cognitive, motor, emotional and social skills. Therefore, using play as a contribution tool in this development process is of paramount importance, since the use of playfulness greatly influences this development process, because through moments of games and games the child will develop motor coordination, creativity, the social interaction. Thus, this work aimed to analyze the importance of playfulness in child development, identifying the various contributions to the teaching and learning process. A qualitative bibliographic research methodology was used, using a specific theoretical framework, investigating the importance of using play as a tool to contribute to child development. From the knowledge acquired and observations made during the research, it was seen that child development is a discovery phase in which children will develop and discover different skills based on each one's ability. In view of this, it is noteworthy that the results obtained were quite satisfactory, because through them it can be concluded that the playful contributes positively to the development of the child and that playfulness is a tool of paramount importance in this process. Thus, it is evident that playful tools promote several positive and significant contributions in relation to the development of the child and that the use of playfulness as an instrument in this process is essential, as it only facilitates the resourcefulness and improvement of the skills developed by children, even more. but also contributes to their learning.

Keywords: Playful, Child Development, Child.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris Teixeira lves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). [email protected].

Referências

COELHO, Maria de Fátima da Silva; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar. Id on Line Rev. Psic., Outubro/2022, vol.16, n.63, p. 560-569, ISSN: 1981-1179.

DANTAS, G. P. O brincar no desenvolvimento infantil. 1. ed. São Paulo: Senac, 2017.

DIAS, I. S. O lúdico. Educação & Comunicação, p. 121-133, 2005. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/301/1/n8_art8.pdf Acesso em: 06 de set. 2022

FONSECA, P. D.; DA SILVA, M. P.; LEITE, P. S. A influência do lúdico no desenvolvimento infantil. Revista Amor Mundi, Santo Ângelo, v. 2, n. 6, p. 39-45, 2021. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/123/85 Acesso em: 26 de out. 2022.

FLICK,U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3.ed. São Paulo: Artmed,2008.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017.

MELO, G. P. A. N. A ludicidade como um recurso pedagógico na educação infantil. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória, ES, v. 24, n. 1, p. 29-43, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/20405 Acesso em: 17 de set. 2022.

NASCIMENTO, L. F. A. A importância da ludicidade no desenvolvimento infantil. (Trabalho de Conclusão de Curso) 2020. Acesso em: 15/09/2022 Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19156 Acesso em: 15 de set. 2022

NEGREIROS C. T. F; SILVA S. R. S; SANTOS C. C. T, ARANTES A. A.; CARVALHO-FILHA F. S. S.; MORAES FILHO I. M. Desenvolvimento infantil e suas respectivas fases motoras. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, Valparaíso de Goiás – GO, v. 8, n. 4, p. 378-381, 2019. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/435/335 Acesso em: 26 de out. 2022.

REGINATTO, R. A importância da afetividade no desenvolvimento e aprendizagem. REI-Rev Educ Ideau, Getúlio Vargas/RS, v. 8, n. 18, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/97ec1d6cfd138ed1e3f855a7040094a111_1.pdf Acesso em: 26 de out. 2022.

SANTOS, E. C. A importância do lúdico no desenvolvimento infantil. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20709 Acesso em: 17 de set. 2022

VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 11.ed. São Paulo: Ícone,1988.

VILLACHAN-LYRA, P.; QUEIROZ, E, F. F. MOURA; R. B. E GIL, M. Entendendo o desenvolvimento infantil: contribuições das neurociências e o papel das relações afetivas para pais e educadores. Recife. 2017.50p.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Edição

Seção

Artigos