Jogos e Brincadeiras como ferramentas de Aprendizagem na Educação Infantil / Games and Play as Learning Tools in Early Childhood Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i64.3618Palavras-chave:
Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras.Resumo
Resumo: A educação infantil primeira etapa escolar da criança, precisa ser ofertada pela escola de forma que preserve a infância e por meio de atividades que são do interesse das mesmas e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades e construção de novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo objetivou discorrer sobre os jogos e brincadeiras, que tem na sua essência o brincar, a diversão e o prazer, enquanto estratégia de ensino de grande importância para o pleno desenvolvimento das habilidades de aprendizagens propostas para esta fase. Visto que a descoberta de conhecimentos com base em atividades que proporcione as crianças o desejo espontâneo de envolver-se no processo e participar ativamente apresentam viabilidade, para a escola torna-se um espaço desejado e o desenvolvimento se dê respeitando a infância e todo o contexto que é próprio dela. Nessa perspectiva o presente trabalho foi desenvolvido, tecendo considerações sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de construção do conhecimento, bem como as contribuições para o desenvolvimento motor, cognitivos, social e afetiva do educando, enfatizando sobre o papel que deve assumir o educador nesse processo, relatando também como recursos viáveis para o ensino aprendizagem. Trata-se de estratégias que tem peculiar valor educacional, sua utilização traz muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, tal como maior assimilação dos conteúdos e alcance dos objetivos de forma rápida e eficaz, ajudando na motivação educacional da criança, que obtém prazer, realiza sem esforço de forma espontânea e voluntária. Portanto, torna-se oportuno refletir sobre a necessidade do professor dinamizar a prática e suas ações na perspectiva de oportunizar a formação integral das crianças de forma prazerosa.Palavras-Chave: Educação Infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras.
Abstract: Early childhood education, the child's first school stage, needs to be offered by the school in a way that preserves childhood and through activities that are of interest to them and that at the same time contribute to the development of their skills and construction of new knowledge. In this context, the present article aimed to discuss games and games, which have in their essence playing, fun and pleasure, as a teaching strategy of great importance for the full development of the learning skills proposed for this phase. Since the discovery of knowledge based on activities that provide children with a spontaneous desire to get involved in the process and actively participate is viable, for the school it becomes a desired space and development takes place respecting childhood and the entire context. which is her own. In this perspective, the present work was developed, making considerations about the importance of games and games in the process of knowledge construction, as well as the contributions to the student's motor, cognitive, social and affective development, emphasizing the role that the educator must assume. in this process, also reporting as viable resources for teaching and learning. These are strategies that have a peculiar educational value, their use brings many advantages to the teaching-learning process, such as greater assimilation of contents and achievement of objectives quickly and effectively, helping to motivate the child's educational, who obtains pleasure, performs effortlessly, spontaneously and voluntarily. Therefore, it is opportune to reflect on the teacher's need to dynamize the practice and its actions in the perspective of providing opportunities for the integral formation of children in a pleasant way.
Keywords: Early Childhood Education. Learning. Games. Jokes
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