Principais desafios pedagógicos para a alfabetização das crianças / Main pedagogical challenges for children's literacy

Autores

  • Larissa da Silva Pereira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3616

Palavras-chave:

Alfabetização, Desafios, Educação, Docente.

Resumo

Resumo: Este estudo aborda a alfabetização e seus desafios, refletindo a respeito de seus conceitos, principais características no decorrer da construção do conhecimento e de que forma ocorre sua influência na prática pedagógica do(a) professor(a) alfabetizador(a). Ao mesmo tempo, busca-se conhecimentos que auxiliem na superação do desafio que é alfabetizar na perspectiva do(a) docente e analisando tais desafios sob a ótica do(a) professor(a). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória baseada em autores(as) que discorreram sobre o tema. Buscou-se definir os períodos de evolução do aluno para alcançar a escrita e refletiu-se em como superar cada etapa desses períodos, respeitando as especificidades de cada criança e de acordo com o contexto em que se insere, para que ela possa elaborar suas hipóteses de construção da escrita. Percebeu-se que são necessárias atividades diferenciadas de acordo com a demanda de cada aluno e que a ludicidade e trabalho cooperativo devem fazer parte desse período. O(A) professor(a) alfabetizador(a) precisa de tempo para elaborar tais atividades, além de boa formação e empenho, sem esquecer a necessidade da formação continuada, o que leva a pensar quão desafiador é ser professor(a) alfabetizador(a) se for considerar as atuais condições de trabalho.

Palavras-Chave: Alfabetização; Desafios; Educação; Docente.

 

Abstract: This study addresses literacy and its challenges, reflecting on its concepts, main characteristics during the construction of knowledge and how it influences the pedagogical practice of the literacy teacher. At the same time, knowledge is sought to help overcome the challenge of teaching literacy from the teacher's perspective and analysing such challenges from the teacher's perspective. This is a bibliographical, qualitative, and exploratory research based on authors who discussed the topic. We sought to define the periods of evolution of the student to reach writing and reflected on how to overcome each stage of these periods, respecting the specificities of each child and according to the context in which they are inserted, so that they can elaborate their hypotheses. of writing construction. It was noticed that differentiated activities are necessary according to the demand of each student and that playfulness and cooperative work should be part of this period. The literacy teacher needs time to develop such activities, in addition to good training and commitment, not forgetting the need for continuing education, which leads to thinking how challenging it is to be a literacy teacher(a) if the current working conditions are to be considered.

Keywords: Literacy; Challenges; Education; Teacher.

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Biografia do Autor

Larissa da Silva Pereira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Brasil.  [email protected];

Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Brasil. [email protected].

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Publicado

2022-10-31

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Artigos