A Literatura Infantil, para as Crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade nos Anos Iniciais / Children's Literature for Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in the Early Years

Autores

  • Ana Clarice da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3615

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o uso da literatura com crianças de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, priorizando suas características no ambiente escolar. O principal contexto dessa pesquisa é mostrar um melhor desenvolvimento educacional da criança, com o auxílio da leitura, onde essa possa ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento dos alunos com TDAH. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica, através de teóricos que abordam o tema da linha de pesquisa. Tendo em vista que a educação é responsável pela construção de conhecimentos dos alunos, o educando como auxílio principal na sala de aula, tem como papel incentivar e mostrar o novo ao aluno, realizando um trabalho pedagógico que muitas vezes é desafiador em relação ao aluno com hiperatividade. Mas para isso ocorrer, é necessário que a formação inicie pela família, pois a mesma tem a fundamental importância nesse processo educacional. Diante de tantas incertezas o Transtorno de Déficit de Atenção é um diagnóstico que apresenta diversas dificuldades, podendo pontuar algumas como mais relevantes, tais como: controle dos impulsos, organização, desatenção, inquietude, impulsividade entre outras.

 

Palavras-Chave: Educação; aluno; trabalho; pedagógico; transtorno.

 

Abstract: The present work presents research on the use of literature with children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder, prioritizing its characteristics in the school environment. The main context of this research is to show a better educational development of the child, with the help of reading, where it can be used as a development tool for students with ADHD. The methodology used in this work was the bibliographical research, through theorists that approach the theme of the research line. Considering that education is responsible for the construction of students' knowledge, the student as the main aid in the classroom, has the role of encouraging and showing the new to the student, performing a pedagogical work that is often challenging in relation to the student with hyperactivity. But for that to happen, it is necessary that the formation starts with the family, because it has the fundamental importance in this educational process. Faced with so many uncertainties, attention deficit disorder  is a diagnosis that presents several difficulties, being able to punctuate some as more relevant, such as: impulse control, organization, inattention, restlessness, impulsivity, among others.

Keywords: Education; student; job; pedagogical; ADHD.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clarice da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Francisca Ivoneide Benicio Malaquias, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

Referências

ARGOLLO, N. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: aspectos neuropsicológicos, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000200010

BARKLEY, Russel A Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, 2002.

BARKLEY, Russel A Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DENZIN E LINCOLN, a pesquisa qualitativa, 2006.

EMIDIO, Lucilene ; OLIVEIRA , Ivana Esteve Passos de . Processo de alfabetização por meio das Literaturas Infantis . Id on Line Rev.Mult . Psic., Outubro /2021, vol.15, n.57, p. 113-132, ISSN : 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.2267

GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. São Paulo: Papirus, 1998.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MATTOS, Paulo. Livro No mundo da lua, 2020.

NOGUEIRA, Camila Naiara; MENEZES, Aurelania Maria de Carvalho. O Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade na Educação Infantil: Das Dificuldades às Principais Conquistas . Id on Line Rev. Psic., Dezembro/2021, vol.15, n.58, p. 648-659, ISSN: 1981-1179 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3351

ROHDE, Luis Augusto P MATOS, Paulo. Principios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artemed,2003.

SILVA, Emanuel Mateus da. A Literatura na Educação Infantil: a Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2018, vol.12, n.42, p. 76-92. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1274

Downloads

Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Comment