Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3614Palavras-chave:
Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.Resumo
Resumo: O presente artigo relata a experiência exitosa relacionada a estrutura e construção de trabalhos de conclusão de curso na área de medicina veterinária do Centro Universitário INTA-UNINTA. O objetivo foi demonstrar as mudanças na estruturação científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Medicina Veterinária para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos, parte integrante das disciplinas de TCC I e II (Trabalho de Conclusão de Curso). O TCC é um trabalho escrito, relevante na formação do estudante de qualquer graduação, no relato ora apresentado, refere-se à graduação em medicina veterinária. Os objetivos foram: a) Explicar as normas estruturais da instituição para uma escrita científica do TCC I e II; b) Evidenciar e acompanhar a evolução da escrita científica dos discentes diante os desafios que as disciplinas de TCC I e II exigem e, c) Apresentar os aspectos relevantes alcançados a partir da vivência do ensino das duas disciplinas. Os resultados evidenciaram que que o apoio psicopedagógico é relevante no acompanhamento e suporte aos acadêmicos, orientando e direcionando todo o processo da escrita científica, pontuando e estimulando para que estes possam prosseguir com êxito, já que alguns relatam momentos de tensão e ansiedade.
Palavras - chave: Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.
Abstract: This article reports the successful experience related to the structure and construction of course conclusion works in the area of veterinary medicine at the INTA-UNINTA University Center. The objective was to demonstrate the changes in the scientific structuring of the Veterinary Medicine Course Completion Works for the development of course completion works, an integral part of the subjects of TCC I and II (Course Completion Work). The TCC is a written work, relevant in the formation of the student of any graduation, in the report presented here, it refers to the graduation in veterinary medicine. The objectives were: a) To explain the institution's structural norms for a scientific writing of TCC I and II; b) Highlight and monitor the evolution of students' scientific writing in the face of the challenges that TCC I and II disciplines demand and, c) Present the relevant aspects achieved from the experience of teaching both disciplines. The results showed that psychopedagogical support is relevant in monitoring and supporting academics, guiding and directing the entire process of scientific writing, scoring and stimulating so that they can proceed successfully, as some report moments of tension and anxiety.
Keywords: Scientific writing; Psychopedagogy; Completion of course work.
Downloads
Referências
ANTUNES NETO, J. M. F.; OLIVEIRA, S. M. A estrutura do trabalho acadêmico no ensino superior: colaborando para a concepção do conhecimento científico. Revista Prospectus, v. 3, n. 1, p. 244-368, Fev/Ago, 2021.
BEYER, M. A. Psicopedagogia: ação e parceria. 2003. Disponível em: http://www.abpp.com.br/artigos/19.htm. Acesso em: 09/07/2019.
BOSSA, Nádia. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 5. ed. Porto Alegre: WAK, 2019.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa.7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 430p.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando Com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 8ª edição. São Paulo: Vozes, 2017. 296p. DOI: https://doi.org/10.24824/978854441728.7
OLIVEIRA, Gislene Farias de; FERNANDES, Rivalina Maria Macêdo. A favor da boa Escrita Científica. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.43, p. 1105-1107. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1585
SILVA, R.; TAFNER, E. P. Apostila de metodologia científica. Brusque: ASSEVIM – Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim, jan. 2006. (mimeo).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.