Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives

Autores

  • Maria Rosalba Moreira das Neves Centro Universitário INTA – UNINTA
  • Wanderléia de Aguiar Policarpo Centro Universitário INTA – UNINTA
  • Léa Barbosa de Sousa Centro Universitário INTA, Sobral/CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3614

Palavras-chave:

Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo

Resumo: O presente artigo relata a experiência exitosa relacionada a estrutura e construção de trabalhos de conclusão de curso na área de medicina veterinária do Centro Universitário INTA-UNINTA.  O objetivo foi demonstrar as mudanças na estruturação científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Medicina Veterinária para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos, parte integrante das disciplinas de  TCC I e II (Trabalho de Conclusão de Curso). O TCC é um trabalho escrito, relevante na formação do estudante de qualquer graduação, no relato ora apresentado, refere-se à graduação em medicina veterinária. Os objetivos foram: a) Explicar as normas estruturais da instituição para uma escrita científica do TCC I e II; b) Evidenciar e acompanhar a evolução da escrita científica dos discentes diante os desafios que as disciplinas de TCC I e II exigem e, c) Apresentar os aspectos relevantes alcançados a partir da vivência do ensino das duas disciplinas. Os resultados evidenciaram que que o apoio psicopedagógico é relevante no acompanhamento e suporte aos acadêmicos, orientando e direcionando todo o processo da escrita científica, pontuando e estimulando para que estes possam prosseguir com êxito, já que alguns relatam momentos de tensão e ansiedade.

 

Palavras - chave: Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.

 

 Abstract: This article reports the successful experience related to the structure and construction of course conclusion works in the area of veterinary medicine at the INTA-UNINTA University Center. The objective was to demonstrate the changes in the scientific structuring of the Veterinary Medicine Course Completion Works for the development of course completion works, an integral part of the subjects of TCC I and II (Course Completion Work). The TCC is a written work, relevant in the formation of the student of any graduation, in the report presented here, it refers to the graduation in veterinary medicine. The objectives were: a) To explain the institution's structural norms for a scientific writing of TCC I and II; b) Highlight and monitor the evolution of students' scientific writing in the face of the challenges that TCC I and II disciplines demand and, c) Present the relevant aspects achieved from the experience of teaching both disciplines. The results showed that psychopedagogical support is relevant in monitoring and supporting academics, guiding and directing the entire process of scientific writing, scoring and stimulating so that they can proceed successfully, as some report moments of tension and anxiety.

Keywords: Scientific writing; Psychopedagogy; Completion of course work.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosalba Moreira das Neves, Centro Universitário INTA – UNINTA

Graduação em Licenciatura em Pedagogia em Regime Especial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.  Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutorado Integrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é docente no curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário – UNINTA – Sobral/CE. [email protected];

Wanderléia de Aguiar Policarpo, Centro Universitário INTA – UNINTA

Bióloga ( Bacharelado e licenciatura), especialista em Bioquímica e biologia molecular. Mestre em biotecnologia. Doutoranda em Ciências Veterinárias. Professora universitária. [email protected];

Léa Barbosa de Sousa, Centro Universitário INTA, Sobral/CE

3 Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal. Professora e Psicopedagoga Clínica do Centro Universitário INTA, Sobral/CE, Brasil. [email protected].

Referências

ANTUNES NETO, J. M. F.; OLIVEIRA, S. M. A estrutura do trabalho acadêmico no ensino superior: colaborando para a concepção do conhecimento científico. Revista Prospectus, v. 3, n. 1, p. 244-368, Fev/Ago, 2021.

BEYER, M. A. Psicopedagogia: ação e parceria. 2003. Disponível em: http://www.abpp.com.br/artigos/19.htm. Acesso em: 09/07/2019.

BOSSA, Nádia. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 5. ed. Porto Alegre: WAK, 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa.7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 430p.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando Com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 8ª edição. São Paulo: Vozes, 2017. 296p. DOI: https://doi.org/10.24824/978854441728.7

OLIVEIRA, Gislene Farias de; FERNANDES, Rivalina Maria Macêdo. A favor da boa Escrita Científica. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.43, p. 1105-1107. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1585

SILVA, R.; TAFNER, E. P. Apostila de metodologia científica. Brusque: ASSEVIM – Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim, jan. 2006. (mimeo).

Downloads

Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Relato de Experiência