Ludicidade na Educação Infantil: Contribuições da Brinquedoteca para a Construção Social na Infância / Playfulness in Early Childhood Education: Contributions from the Toy Library for Social Construction in Childhood

Autores

  • Maria Eduarda Santos de Carvalho Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3611

Palavras-chave:

Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade.

Resumo

Resumo: O presente artigo objetivou a importância da brinquedoteca para a construção social na infância, visando, a brinquedoteca como construtora social, onde se faz um meio essencial para a criança na sua autonomia e na aprendizagem. A ludicidade está ligada diretamente à parte da aprendizagem na diversão, onde se tem brincadeiras, jogos e atividades lúdicas que auxiliam nesse processo de aprendizagem. É através do lúdico que a criança aprende e desenvolve todas as percepções, pois, é com as brincadeiras e com os jogos que as crianças conseguem fortalecer os aspectos cognitivos, afetivos e sociais. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobra a brinquedoteca como construtora social no desenvolvimento da criança, onde deu ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, afetivo da criança. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através desta pesquisa, foi possível analisar nos resultados que a brinquedoteca é um espaço educativo e ao mesmo tempo que a criança brinca, ela aprende. Além disso, tem como finalidade a interação social infanto-juvenil, auxiliando na construção da cidadania, na socialização, na afetividade e nas habilidades cognitivas e motoras das crianças e adolescentes.

Palavras–chaves: Interação Social. Brinquedoteca. Educação. Ludicidade.

 

Abstract: This article aimed at the importance of the toy library for social construction in childhood, aiming at the toy library as a social constructor, where it becomes an essential means for the child in its autonomy and learning. Playfulness is directly linked to the part of learning in fun, where there are games, games and playful activities that help in this learning process. It is through play that the child learns and develops all perceptions, because it is through play and games that children are able to strengthen the cognitive, affective and social aspects. This article aims to discuss the toy library as a social constructor in the development of the child, where it emphasized learning and the child's cognitive and affective development. The method used for this research was the literature review. Through this research, it was possible to analyze the results that the toy library is an educational space and at the same time that the child plays, he learns. In addition, it aims at children's social interaction, helping to build citizenship, socialization, affectivity and cognitive and motor skills of children and adolescents.

Keywords: Social Interaction; Toy Library; Education and Playfulness.

 

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Santos de Carvalho, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).  Brasil. [email protected];

Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]


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Publicado

2022-10-31

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