A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years

Autores

  • Maria Sandra de Vasconcelos Muniz Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Brasil.
  • Aurenia Pereira de França Universidade Católica de Pernambuco – (UNICAP). Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3609

Palavras-chave:

Educação Infantil. Leitura. Letramento Literário

Resumo

Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.

Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário.

 

Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.

Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy.

 

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Biografia do Autor

Maria Sandra de Vasconcelos Muniz, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Brasil.

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).  Brasil. [email protected];

 

Aurenia Pereira de França, Universidade Católica de Pernambuco – (UNICAP). Brasil.

Universidade Católica de Pernambuco – (UNICAP). Brasil. [email protected].

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Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Artigos