A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3609Palavras-chave:
Educação Infantil. Leitura. Letramento LiterárioResumo
Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário.
Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.
Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy.
Downloads
Referências
ALENCAR, Bruna Hiasmim Pires de Sá; FRANÇA, Aurenia Pereira de; SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. Leitura e Escrita: Desafios e Possibilidades no Ensino Fundamental - anos iniciais. Id on Line Rev. Psic., Outubro/2021, vol.15, n.57, p. 502-512, ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3237
ANDRADE, Carlos Drummond. Fonte de prazer e informação – ES. Brasil. Outubro 1810. Disponível em,< https://esbrasil.com.br/o-livro-fonte-de-prazer-e-informacao/> acesso em: 29/09/2022
ARAMA, Alba Regina de Azevedo; KLEBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. Disponível em >https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17264_7813.pdf&ved=2ahUKEwjsy_LYofzxAhVZqpUCHfyaC2IQFjAKegQIKxAC&usg=AOvVaw3dyVJkult0EbdLW5p3QeIg> Acesso em: 25/01/2022 acesso em: 29/09/2022
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/203-literatura-infantil-reflexoes-e-praticas> acesso em: 15/01/2022 acesso em: 29/09/2022
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14° ed. São Paulo: paz e terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: Em três artigos que se complementam. 47.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FERREIRO, Emília, Reflexões sobre Alfabetização, 26° Ed. 1994.
GARCEZ, L.H.C. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GROSSI, Gabriel Pillar. Leitura e sustentabilidade. Nova escola, São Paulo, SP, N° 18, abr.2008.
INDURSKY, Freda; ZINN, Maria Alice Kanner. Leitura como suporte para a produção textual. Revistas leitura teoria e prática, N° 5, 1985.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, Ática, 2004.
MENEZES, Raimundo Aurélio de; MIGUEL, Joelson Rodrigues. A Ênfase nas Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 302-315. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2437
PRADO, Maria Dinorah luz do. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis; vozes, 1996.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Currículo de Pernambuco: Educação Infantil. Recife, 2019.
SAMPAIO, Caroline M..; OLIVEIRA, Gislene F. O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Julho de 2017, vol.11, n.36, p.343-362. ISSN: 1981-1179 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.796
SILVA, Marta Suely Madruga da; ALVES, José Jakson Amancio. Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2019, vol.13, n.48 SUPLEMENTO 1, p. 339-353. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2271
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: As Muitas Facetas, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de alfabetização, Leitura e Escrita, Revista Brasileira de Educação, outubro de 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.e E. Porto Alegre; Artmed, 1998.
VALES, Elisa Barros; MIGUEL, Joelson Rodrigues. Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita. Id on Line Rev.Mult.Psic., Julho/2020, vol.14, n.51, p. 908-916. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2641
YUNES, Eliana. A leitura e a formação do leitor: questões culturais e pedagógicas. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1985.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.