A Importância da Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The Importance of Ludicity in the Literacy and Literacy Process in the early years of Elementary School

Autores

  • Mariana Silva Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Verônica Rejane Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3608

Palavras-chave:

Ensino, .Lúdico. Alfabetização. Letramento, Aprendizagem

Resumo

Resumo: Aprender é uma leitura individual de cada sujeito, dependendo do procedimento de ensino e suas respectivas metodologias para concretizar a ação. No ensino fundamental, o lúdico é o grande diferencial que possibilita novas aquisições e domínio próprio dos conteúdos. O brincar é uma das atividades principais no período da infância, sendo também uma das características essenciais do processo de ensino- aprendizagem nas escolas. O objetivo desse trabalho é mostrar de forma diferenciada a importância que o lúdico desenvolve no processo de ensino, gerando motivação, participação maior e contribuindo para a criatividade, respeito e espontaneidade da criança. O escrito desenvolveu-se a partir de pesquisa bibliográfica. Todavia, é necessário que a ludicidade seja direcionada e objetivada para que assim, possa ter resultados satisfatórios para todos os envolvidos no processo de alfabetização e letramento

Palavras-Chave: Ensino,Lúdico,Alfabetização,Letramento,Aprendizagem.


Abstract: Learning is an individual reading of each subject, depending on the teaching procedure and their respective methodologies to carry out the action. In elementary education, play is the great differential that allows new acquisitions and own mastery of content. Playing is one of the main activities in childhood, and it is also one of the essential characteristics of the teaching-learning process in schools. The objective of this work is to show in a differentiated way the importance that the ludic develops in the teaching process, generating motivation, greater participation and contributing to the creativity, respect and spontaneity of the child. The writing was developed from bibliographic research. However, it is necessary that playfulness is directed and objectified so that it can have satisfactory results for all those involved in the literacy and literacy process.Keywords: Teaching; Ludic; Literacy; literacy; Learning

 

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Biografia do Autor

Mariana Silva Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Mariana Silva Alves – [email protected];

Verônica Rejane Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

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Publicado

2022-10-31

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