A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children

Autores

  • Rosa Soares da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3599

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Especial, Afetividade, Aparato Pedagógico, Desenvolvimento emocional e cognitivo

Resumo

 Resumo: O presente artigo trata de uma abordagem a afetividade no ensino infantil, mas necessariamente como um aparato pedagógico no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças especiais. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é entender a relevância da afetividade a partir das interferências no processo ensino e aprendizagem das mesmas na educação especial. Diante da literatura revisada, foi possível perceber que as relações estabelecidas pelos infantes carecem de afeto para que se criem vínculos mais sólidos e duradouros com os outros e consigo, e desta maneira um dos papéis do professor é auxiliar para que consigam estabelecer esses vínculos. É importante mencionar que existem diversos tipos de perfis de crianças com necessidades especiais e por tanto para cada uma destas há limitações diferentes que exigem olhares e ações diferentes em sala de aula, contudo o foco da pesquisa é abordar a necessidade da afetividade para que crianças especiais possam alcançar o seu desenvolvimento emocional e cognitivo de forma sadia. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, através do levantamento teórico da literatura acerca do tema. Desta forma, se alcançou os resultados esperados através da análise de artigos e livros de estudiosos que tratam a importância da afetividade em sala de aula, estabelecendo uma relação entre a escola e o desenvolvimento da criança, demonstrando como a afetividade está ligada a educação infantil bem como a educação especial.

 

Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Especial; Afetividade; Aparato Pedagógico; Desenvolvimento emocional e cognitivo.



Abstract: This article deals with an approach to affectivity in early childhood education, but necessarily as a pedagogical device in the process of emotional and cognitive development of special children. In this way, the main objective of the work is to understand the relevance of affectivity from the interferences in the teaching and learning process of the same in special education. In view of the reviewed literature, it was possible to perceive that the relationships established by the infants lack affection in order to create more solid and lasting bonds with others and with themselves, and in this way one of the roles of the teacher is to help them to establish these bonds. It is important to mention that there are different types of profiles of children with special needs and therefore for each of these there are different limitations that require different looks and actions in the classroom, however the focus of the research is to address the need for affectivity for special children can achieve their emotional and cognitive development in a healthy way. The method used was the bibliographic study, through the theoretical survey of the literature on the subject. In this way, the expected results were achieved through the analysis of articles and books by scholars that deal with the importance of affectivity in the classroom, establishing a relationship between school and child development, demonstrating how affectivity is linked to early childhood education as well as special education.

Keywords: Early Childhood Education; Special education; Affectivity; Pedagogical Apparatus; Emotional and cognitive development.

 

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Biografia do Autor

Rosa Soares da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].


Referências

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Publicado

2022-10-31

Edição

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