Marketing de Relacionamento no Esporte para Captação e Fidelização de Alunos de Jiu-Jítsu em uma Academia do Centro de Imperatriz-MA / Relationship Marketing to Attract Jiu-Jítsu Students in an Academy Center in Imperatriz-MA

Autores

  • Rafael Rodrigues de Sousa Gomes Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - IESMA https://orcid.org/0000-0002-8823-0710
  • Francilice Rodrigues Silva Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).

Palavras-chave:

Marketing. Fidelização. Competitividade.

Resumo

O marketing é uma ferramenta essencial para divulgação de empreendimentos, no entanto, não basta somente despertar o interesse do cliente em adquirir o produto ou serviço. Portanto, o marketing de relacionamento precisa fazer parte do contexto, para se construir a fidelização do cliente. Seguindo esse pressuposto, o presente trabalho foi construído com o propósito de analisar o marketing de relacionamento para captação e fidelização de alunos de jiu-jítsu em uma academia no Centro de Imperatriz - MA. Inicialmente o trabalho faz ressalva do contexto histórico do jiu-jítsu, correlacionando o jiu-jítsu e o marketing, dando ênfase ao diferencial no esporte e a relevância do marketing de relacionamento para competitividade de academia de jiu-jítsu. A metodologia adotada foi o estudo bibliográfico, com amostragem de 1 administrador de uma academia do Centro de Imperatriz, o que tornou-se a pesquisa em abordagem qualitativa. Em síntese, pode-se constatar que o marketing é um aliado para atrair e fidelizar os alunos do jiu-jítsu.

Abstract: Marketing is an essential tool for promoting ventures, however, it is not enough to just arouse the customer's interest in acquiring the product or service. Therefore, relationship marketing needs to be part of the context, to build customer loyalty. Following this assumption, the present work was built with the purpose of analyzing relationship marketing to attract and retain jiu-jítsu students in a gym in the Center of Imperatriz - MA. Initially, the work makes a reservation about the historical context of jiu-jítsu, correlating jiu-jítsu and marketing, emphasizing the differential in the sport and the relevance of relationship marketing for the competitiveness of a jiu-jítsu academy. The methodology adopted was the bibliographic study, with a sample of 1 administrator of an academy in the Center of Imperatriz, which became the research in a qualitative approach. In summary, it can be seen that marketing is an ally to attract and retain jiu-jítsu students.

Keywords: Marketing. Loyalty. Competitiveness.

 

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Biografia do Autor

Rafael Rodrigues de Sousa Gomes, Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - IESMA

Administração

Francilice Rodrigues Silva, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).

Docente da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).  [email protected].

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Publicado

2022-11-13

Edição

Seção

Artigos