A Importância de Atendimento Educacional Especializado na Educação Especial em Escolas Públicas / The Importance of Specialized Educational Assistance in Special Education in Public Schools

Autores

  • Andressa Maciel Nonato Santana Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Verônica Rejane de Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3588

Palavras-chave:

Importância, AEE, Escolas Públicas, Educação, Especial.

Resumo

Resumo: A educação especial se configura como algo essencial para garantir a equidade do aluno com deficiência, sendo assim, as instituições de ensino público, devem assegurar o acesso as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que o educando, consiga desenvolver as suas competências e habilidades normalmente, tendo em vista, que a educação inclusiva é um direito garantido pela constituição federal. No entanto, é de grande relevância a discussão desse tema na atualidade, para que alguns paradigmas ainda existentes sejam quebrados e também para entender melhor como acontece esse atendimento na rede pública de ensino. Todavia, é necessário o envolvimento tanto da equipe escolar, quanto da família para que o acesso a essa educação seja de fato efetivado e gere resultados positivos ao aluno, levando em consideração o nível de aprendizagem de cada educando, sendo que, cada pessoa aprende no seu ritmo e é imprescindível ter esse olhar voltado para essa questão na educação especial. O presente artigo tem como objetivo, abordar de forma reflexiva a importância do AEE (Atendimento Educacional Especializado) na educação especial em escolas públicas, enfatizando-a como componente de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica, que foi desenvolvida com base em materiais já elaborados, composto, principalmente de artigos científicos e livros, centrados em autores como: Mantoan (2007), Silva (2009), Freire (2008), dentre outros. Por meio dessa pesquisa, foi evidenciado que as salas de AEE são de fundamental importância para a garantia de uma educação igualitária e de qualidade, porém os investimentos nesse atendimento ainda não são suficientes, pois os recursos pedagógicos são poucos.

Palavras-Chave: Importância, AEE, Escolas Públicas, Educação, Especial.

Abstract: Special education is configured as something essential to ensure the equity of students with disabilities, so public education institutions must ensure access to AEE rooms so that the student can develop their skills and abilities normally, given that inclusive education is a right guaranteed by the federal constitution.  However, it is very important to discuss this topic today, so that some paradigms that still exist are broken and also to better understand how this service happens in the public education network.  However, the involvement of both the school team and the family is necessary so that access to this education is actually effective and generates positive results for the student, taking into account the level of learning of each student, and each person learns in the its rhythm and it is essential to have this look focused on this issue in special education.  This article aims to reflectively address the importance of AEE (Specialized Educational Assistance) in special education in public schools, emphasizing it as a component of teaching and learning.  This is a qualitative research, of a bibliographic nature, which was developed based on materials already prepared, composed mainly of scientific articles and books, centered on authors such as: Mantoan (2007), Silva (2009), Freire (2008) , among others.  Through this research, it was evidenced that the AEE rooms are of fundamental importance to guarantee an egalitarian and quality education, but the investments in this service are still not enough, because the pedagogical resources are few.

Keywords: Importance, AEE, Public Schools, Education, Special.

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Biografia do Autor

Andressa Maciel Nonato Santana, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected]

Verônica Rejane de Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].



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Publicado

2022-10-31

Edição

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Artigos