Capital Intelectual: Um estudo sobre este ativo em algumas empresas de varejo de Imperatriz – Maranhão, Brasil / Intellectual Capital: a study on this asset in some retail companies in Imperatriz – Maranhão, Brazil

Autores

  • Earle Gabriel Rodrigues Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)
  • Jailza do Nascimento Tomaz Andrade Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3583

Palavras-chave:

Capital Intelectual. Recurso Humano. Comércio varejista. Imperatriz.

Resumo

Este trabalho que tem como objetivo geral compreender como o capital intelectual humano é visto e valorizado em algumas empresas de varejo fornecedoras de óleos lubrificantes e peças automotivas do bairro Entroncamento em Imperatriz – MA. O capital intelectual, embora seja um bem intangível, pode ter valor maior que um bem tangível, pois na era do conhecimento esse tipo de capital tem se tornado de grande valor para qualquer organização, especialmente pelo fato dos colaboradores fortalecerem a empresa e fazer com que a mesma obtenha progresso e sucesso no mercado no qual atua. Em relação à metodologia, destaca-se o uso da pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa e claro, o uso da pesquisa de campo por meio de questionário fechado aplicado aos colaboradores. Após a pesquisa, constatou-se que 60% dos colaboradores participam de atividades externas ou internas que contribuem para manter um espírito de equipe e a integração entre os funcionários, isso demonstra a preocupação com a formação e, consequentemente, elevar o nível intelectual da empresa. Outro ponto a ser citado é o fato que 90% dos participantes já concluíram ou estão concluindo o ensino superior. Por fim, 40% nunca ouviram falar sobre capital intelectual. Portanto, pode-se dizer que há forma de reter o capital  intelectual da empresa como focar no desenvolvimento e na constante capacitação, mas na prática isso não ocorre entre as empresas pesquisadas.

 

Abstract: This work has the general objective of understanding how human intellectual capital is seen and valued in some retail companies that supply lubricating oils and automotive parts in the Entroncamento neighborhood in Imperatriz - MA. Intellectual capital, although it is an intangible asset, can have a greater value than a tangible asset, because in the age of knowledge, this type of capital has become of great value to any organization, especially because employees strengthen the company and make it it obtains progress and success in the market in which it operates. Regarding the methodology, we highlight the use of bibliographic, exploratory, qualitative research and, of course, the use of field research through a closed questionnaire applied to employees. After the survey, it was found that 60% of employees participate in external or internal activities that contribute to maintaining a team spirit and integration among employees, this demonstrates the concern with training and, consequently, raising the intellectual level of the company. . Another point to be mentioned is the fact that 90% of the participants have already concluded or are completing higher education. Finally, 40% have never heard of intellectual capital. Therefore, it can be said that there is a way to retain the company's human and intellectual capital as it focuses on development and constant training, but in practice this does not occur among the companies surveyed.

Keywords: Intellectual Capital. Human resource. Retail business. Imperatriz.

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Biografia do Autor

Jailza do Nascimento Tomaz Andrade, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)

Professora orientadora. Docente do curso de Administração da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).  Administradora com MBA em Gestão Empresarial, Metodologia do ensino superior e,  em Gestão de Pessoas. Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional. [email protected].

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Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Artigos