Mudanças e Adaptações Tecnológicas na Gestão Organizacional em Período de Coronavírus / Technological Changes and Adaptations in Organizational Management in the coronavirus period

Autores

  • Aline Cristina Vieira Bernardes Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal
  • Vitória Barros Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal
  • Ana Lúcia de Paula Ferreira Nunes Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3582

Palavras-chave:

Pandemia. Covid-19. Tecnologia. Inovação. Gestão Organizacional

Resumo

Resumo: Um fato inédito na história foi marcado por um microrganismo que repercutiu em escala global, o coronavírus (Covid-19), no início de 2020, que alterou toda rotina do universo, seja das pessoas, das instituições de ensino e/ou das organizações que não tiveram tempo de se planejarem para o enfrentamento da pandemia. Diante desse cenário, a gestão organizacional recorreu a tecnologia como alternativa inovadora para a sobrevivência em meio aos impactos da pandemia, nunca se falou tanto em serviços delivery, treaming, trabalho home office, hibrido e remoto. O objetivo deste estudo consiste em apontar a eficácia da tecnologia enquanto ferramenta de gestão organizacional e analisar os impactos do isolamento social compreendidos às organizações durante a pandemia. O estudo teve como pergunta norteadora: saber qual foi a resiliência das organizações diante da pandemia de Covid-19? A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com base em estudos já publicados e disponíveis em sites como Scielo e Google Acadêmico. Ressalva-se para a dificuldade de material didático sobre a nova realidade dos impactos organizacionais pós-pandemia. A contribuição deste, permite indicar que a Covid-19 é uma doença recente que mudou a rotina das organizações com a perspectiva ainda incerta, embora a tecnologia perpetua sobre as organizações visando a otimização de produção e mercado promissor.

Palavras chave: Pandemia. Covid-19. Tecnologia. Inovação. Gestão Organizacional

 

Abstract: An unprecedented event in history was marked by a microorganism that had repercussions on a global scale, the coronavirus (Covid-19), in early 2020, which changed the entire routine of the universe, whether of people, educational institutions and/or organizations that They didn't have time to plan to face the pandemic. Faced with this scenario, organizational management resorted to technology as an innovative alternative for survival amid the impacts of the pandemic, there has never been so much talk about delivery, treaming, home office, hybrid and remote services. The objective of this study is to point out the effectiveness of technology as an organizational management tool and to analyze the impacts of social isolation understood by organizations during the pandemic. The study had as a guiding question: to know what was the resilience of organizations in the face of the Covid-19 pandemic? The methodology used was a literature review based on studies already published and available on sites such as Scielo and Google Scholar. It is noted the difficulty of teaching material on the new reality of post-pandemic organizational impacts. This contribution allows us to indicate that Covid-19 is a recent disease that has changed the routine of organizations with the perspective still uncertain, although technology perpetuates on organizations aiming at optimizing production and promising market.

Keywords: Pandemic. Covid-19. Technology. Innovation. Organizational Management

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Vieira Bernardes, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal

Graduanda do 7º período do Curso de Administração, na Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal. E-mail: [email protected];

Vitória Barros Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal

Graduanda do 7º período do Curso de Administração, na Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal. E-mail: [email protected];

Ana Lúcia de Paula Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal

[3] Orientadora. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, Especialista em Pedagogia-Administração Escolar pela FINOM. Graduada em Administração de Empresas pela UNIRP. Professora titular no Curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal- E-mail: [email protected].

Referências

AEVO. Tecnologia da Informação. Exemplos de inovação organizacional. Cultura de inovação. 2022. Disponível em: https://blog.aevo.com.br/exemplos-de-inovacao-organizacional/. Acesso em: 04 maio 2022.

AFONSO, Carolaine Mileide Gomes; BLODOW, Isabele. Impactos da tecnologia de informação na gestão de pessoas na pandemia. Anais. 19º Encontro Científico Cultural Interinstitucional. 2021. Disponível em: https://www2.fag.edu.br/coopex/inscricao/arquivos/ecci_2021/13-10-2021--20-13-33.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

ANTUNES, Ana. Tecnologia na pandemia: os impactos e tendências do mercado. 2020. Disponível em: https://www.gobacklog.com/blog/mercado-de-tecnologia-na-pandemia/. Acesso em: 04 jun. 2022.

BACKES, Danieli Artuzi Pes; et al. Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as organizações: um olhar para o futuro. Revista Ibero-Americana de Estratégia. v.19, n. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/18987. Acesso em: 12 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v19i4.18987

BARBOSA, Mayara Bezerra.; et al. Projeções nos fatos relevantes das empresas de capital aberto da B3: impactos da COVID-19. Revista Gestão Organizacional, v.14, n.1, p.153-171, 2021. DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5747

CHRISTENSEN, Clayton. In: AEVO. Tecnologia da Informação. Exemplos de inovação organizacional. Cultura de inovação. 2022. Disponível em: https://blog.aevo.com.br/exemplos-de-inovacao-organizacional/. Acesso em: 04 maio 2022.

CORRÊA, Rosany; RIBEIRO, Henrique César Melo. Gestão nas organizações: tendências e perspectivas de novos paradigmas em tempo de pandemia. Revista Reuna, v. 27, n. 2, p. 19-35, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://revistas.una.br/reuna/article/view/1305. Acesso em: 02 jun. 2022.

COSTA, Simone da Silva. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública. v. 54, p. 4, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/SGWCFyFzjzrDwgDJYKcdhNt/. Acesso em: 13 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200170

CUNHA, Norival Carvalho; et al. Utilização de tecnologia da informação no desempenho organizacional. Revista GETEC, v. 9, n. 23, p. 44-57, 2020. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/getec/article/view/2111. Acesso em: 28 maio 2022.

DORION, Eric Charles Henri. Reflexão sobre os impactos da pandemia Covid-19 no setor de serviços e comércio e as perspectivas de retomada e mudanças para a sociedade. Observatório Socioeconômico da Covid-19. Projeto realizado pelo Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Ministério da Educação. 2021.

FELIPE, Isabella Fernanda Rodrigues; et al; Impactos da Pandemia de Covid-19 sobre Profissionais de Gestão de Pessoas. Revista Psicologia e Saúde. v. 13, n. 2, Campo Grande. 2021. Disponível em: Felipe: 10 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1558

GARCIA, Nathaly Nicolosi. A gestão da economia de comunhão e sua aplicação na tríade da sustentabilidade em um contexto de crise: entrevistas com gestores de empresas brasileiras. 2017, 96 f. Pós-graduação (mestre) em Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista, Bauru2017.

GOMES FILHO, Antoniel dos Santos; OLIVEIRA, Gislene Farias de. A Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e a Divulgação da Ciência no Brasil. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 509-512. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2459

HITO, Thais Furini Cascardo; BOZZETTO, Letícia Maria Baggio. A utilização das mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção: uma análise com recrutadores da região de Ponta Grossa-Paraná. Congresso Internacional de Administradores. Anais. Sucre: ADMPG: 2018. Disponível em: https://admpg2018.com.br/anais/2018/arquivos/05052018_080513_5aed945ddd970.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021

JANONE, Lucas. Trabalho híbrido deve se manter como tendência no pós-pandemia. CNN Brasil. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/noticias/trabalho-hibrido-deve-se-manter-como-tendencia-no-pos-pandemia/. Acesso em: 04 jun. 2022.

MARQUES Leonardo; CHIMENTI, Paula Castro Pires de Souza; SILVA, Wesley Mendes da. Aprendizados sobre o impacto do COVID-19 nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v.25, n Spe, e-210064, 2021.Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/1462. Acesso em: 02 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021210064.por

MARQUES, José Roberto. Gestão organizacional: conceito e definição. Instituto Brasileiro de Coaching-IBC. 2019. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/gestao-organizacional-conceito-definicao/. Acesso em: 02 jun. 2019.

MENEZES, A. S., Meneses AS. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária a Saúde no Enfrentamento à Pandemia da Covid-19. SciELO Preprints, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557. Acesso em: 28 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.557

MORAES, Jhony Pereira; et al. Tecnologia da informação, sistemas de informações gerenciais e gestão do conhecimento com vistas à criação de vantagens competitivas: revisão de literatura. Visão. Caçador, v.7, n. 1, p. 39 – 51, 2018a. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1227. Acesso em: 02 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.33362/visao.v7i1.1227

MORAIS, Marcos de Oliveira; et al. Inovação e Conhecimento como Ferramentas Estratégicas nas Organizações: Estudo de Casos Múltiplos. Revesta FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 9, p. 169-191, 2018. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1553/491491590. Acesso em 13 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.12819/2018.15.4.9

MORESCO, Caroline Emanuelle Chusta. Transformação digital: qual o impacto da tecnologia e inovação nas empresas? Direito empresarial. 2021. Disponível em: https://www.direitoempresarial.com.br/transformacao-digital-qual-o-impacto-da-tecnologia-e-inovacao-nas-empresas. Acesso em: 13 jun. 2022.

MOURA, Denise de; Patrícia Amélia. Gestão Estratégica de Resiliência Organizacional (GERO) Proposição de framework. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. v.23, n. 3, São Paulo, 2021.

NEGRI, Fernanda de; et al. Ciência e Tecnologia frente à pandemia. Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociologia. IPEA. 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona. 2020.

OKANO, Marcelo; et al. Impactos da pandemia Covid-19 em empresas de grande porte: avaliação das mudanças na infraestrutura de tecnologia para o teletrabalho sob as óticas das teorias das capacidades dinâmicas e estrutura adaptativa. 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/1633/2598/2709. Acesso em. 28 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1633

OLIVEIRA, Marlene; BERTUCCI, Maria da Graça Eulálio de Souza. A pequena e média empresa e a gestão da informação. Revista Informação & Sociedade. João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 65-87, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/91/1558. Acesso em: 14 jun. 2022.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Coronavirus disease (covid-19) Pandemic. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 14 jun. 2022.

PENALVA, W. A ordem é inovar. In: Revista Brasileira de Administração. A regra é inovar. v. 25, n. 104, 2015.

PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Tradução: Afonso Celso da Cunha13 eda, Rio de Janeiro: Elsevier, 1999. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 26 abr. 2022.

SCHULTZ, Glauco. Introdução à gestão de organizações. SEAD/UFRGS: Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 02 jun. 2022.

Secretaria de Inspeção do Trabalho. Orientações gerais aos trabalhadores e empregadores em razão da pandemia da covid-19. Escola Nacional da Inspeção do Trabalho. 2020. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/covid-19-coronavirus. Acesso em: 14 jun. 2022.

SILVA, Sónia Silva; RUÃO, Teresa; GONÇALVES, Gisela. A relevância das novas tecnologias na comunicação organizacional: o caso dos Websites nas Universidades Portuguesas. Estudos em comunicação. n. 23.ano 6, p. 107-137, 2016. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/43918. Acesso em: 02 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.20287/ec.n23.a06

SOBRATT. Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Televendas. Aprovada resolução que regulamenta o teletrabalho no Poder Judiciário. 2016. Disponível em: https://www.sobratt.org.br/14062016-aprovada-resolucao-que-regulamenta-o-teletrabalho-no-poder-judiciario/. Acesso em: 28 maio 2018.

TIDD, Joe; BESSANT, John.; PAVITT, K Keith. Gestão da inovação. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2008. Disponível em: https://statics-submarino.b2w.io/sherlock/books/firstChapter/122303931.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Comment