A Educação Especial e sua trajetória de Inclusão na perspectiva do Direito de Igualdade: Um estudo numa Escola de Ensino Médio em Orós-CE / Special Education and its trajectory of Inclusion in the perspective of Equality Law: A study in a High School in Orós-CE

Autores

  • Mauricéa Maciel de Medeiros Universidad San Carlos – PY
  • Osvaldo Arnenio Vilalba Universidad San Carlos – PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3574

Resumo

Resumo: Este estudo pretende investigar e fazer uma análise acerca do nível de conhecimento sobre inclusão escolar e a promoção da socialização e a interação dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superproteção no processo de aprendizagem ancoradas na inclusão escolar no período 2013 e 2014, na Escola Estadual de Ensino Médio Epitácio Pessoa em Orós/Ceará. Averiguar o conhecimento da tipologia das deficiências por parte dos professores, núcleo gestor e funcionários; observar até que ponto acontece à socialização e a interação dos alunos com deficiência; verificar a participação das famílias dos alunos com deficiência, no processo de inclusão escolar e possibilitar a aplicação de curso de formação continuada sobre o tema inclusão escolar na escola referida, estendendo-se à esfera municipal. A pesquisa teve uma abordagem metodológica de cunho bibliográfico, com autores categorizados e pesquisa de campo dentro de uma perspectiva qualitativa e quantitativa, através de questionário. De acordo com a pesquisa realizada verificou-se que, na Escola Estadual de Ensino Médio Epitácio Pessoa, a inclusão escolar é um tema recente, carente de informações, e que, embora tenha acessibilidade relativa, não tem ainda o envolvimento da escola como um todo nem participação efetiva das famílias dos alunos com deficiência. Constatou-se que a escola tem Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e realiza o atendimento educacional especializado (AEE) embora não tenha conseguido atingir todo o público-alvo apesar da demanda por conta de preconceito em relação ao funcionamento da SRM e do AEE, confundidos que são, no cotidiano escolar, os termos deficiência com dependência, doença e incapacidade de aprender.

Palavras-Chave: Deficiência, Socialização, Interação, Políticas públicas, SRM, AEE.

 

Abstract: This study aims to investigate and make an analysis of the level of knowledge about school inclusion and the promotion of socialization and interaction of students with disabilities, pervasive developmental disorders and high skills / overprotection in the learning process anchored in the school inclusion in the period 2013 and 2014 in High School State School Pessoa in Orós / Ceará. Ascertain the knowledge of the type of deficiencies on the part of teachers, core manager and staff; observe the extent to which happens socialization and interaction of students with disabilities; verify the participation of families of students with disabilities in the process of school inclusion and enable the implementation of continuing education course on the school inclusion theme in this school, extending to the municipal level. The study was a methodological approach of bibliographic nature, with categorized authors and field research within a qualitative and quantitative perspective, through a questionnaire. According to the survey it was found that, in the State Preparatory High School Pessoa, school inclusion is a recent theme, lacking in information, and that although relative accessibility, does not have the involvement of the school as a whole nor effective participation of the families of students with disabilities. It was found that the school has Multifunction Resource Room (SRM) and performs the specialized educational services (ESA) but failed to reach any target audience despite the demand for prejudice account in relation to the operation of the SRM and the ESA, confused that are, at school, the deficiency terms with addiction, illness and inability to learn.

Keywords: Disability, Socialization, Interaction, Public policy, SRM, ESA.

 

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Biografia do Autor

Mauricéa Maciel de Medeiros, Universidad San Carlos – PY

1 Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri, Brasil. Douto em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – PY.  Docente da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará , Brasil. [email protected];

Osvaldo Arnenio Vilalba, Universidad San Carlos – PY

2 Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Ediucação da Universidad San Carlos – PY. Contato:  [email protected].

1; Osvaldo Arsenio Villalba2

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Publicado

2022-10-31

Edição

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Artigos