Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3572Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Áreas de conhecimento, Adoção de RA, Educação BrasileiraResumo
A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) se constitui de técnicas computacionais que a partir de um dispositivo tecnológico, geram, posicionam e mostram objetos virtuais integrados a um cenário real. Com isso, o objetivo deste mapeamento foi, portanto, identificar aplicações de Realidade Aumentada no contexto daEducação Básica no Brasil. O método adotado contemplou etapas típicas de um mapeamento sistemático de literatura. Como resultado da execução dessas etapas, foramanalisados 04 artigos que oferecem identificar as aplicações de RA no contexto da Educação Básica Brasileira. Assim, a adoção da RA em ambientes educacionais representa um importante mecanismo de prática educativa que amplia as possibilidades de estratégias de ensino e aprendizagem.
Abstract. Augmented Reality (AR) technology consists of computational techniques that, from a technological device, generate, position and show virtual objects integrated into a real scenario. Thus, the objective of this mapping was, therefore, to identify applications of Augmented Reality in the context of Basic Education in Brazil. The adopted method included typical steps of a systematic literature mapping. As a result of the execution of these steps, 04 articles were analyzed that offer to identify the applications of AR in the context of Brazilian Basic Education. Thus, the adoption of AR in educational contexts represents an important mechanism for educational practice, which expands the possibilities of strategies for teaching and learning.
Downloads
Referências
AMARAL, C. B. et al. Planeta ROODA : inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental. 2016.
BARBOSA, Jorge William Sandora; DE ALENCAR CARVALHO, Carlos Vitor. Geotransform 3d: Objeto computacional em realidade aumentada para apoio ao ensino da matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 1, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18/04/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf . Acesso em: 18/04/2022.
DOS SANTOS, Domingas Cantanhede; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Percepção docente sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino. Revista Tecnologias na Educação, ano, v. 10, 2018. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72018410165176
FARIA FILHO, L. M. DE. Tecnologías y Educación Escolar: ¿Puede la escuela ser Contemporánea a Su Tiempo? Educação & Sociedade, v. 42, 16 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/es.252589
HERPICH, Fabrício et al. Realidade Aumentada em Geografia: uma atividade de orientação no ensino fundamental. RENOTE, v. 15, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79225
KITCHENHAM, B; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. In: Technical report, Ver. 2.3 EBSE Technical Report. EBSE. 2007.
MACHADO, Giovanni Bohm et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260048
PETERSEN, Kai et al. Systematic mapping studies in software engineering. In: 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE) 12. 2008. p. 1-10.
SILVA, Humberto José Gama da; RODRIGUES, Jose Jorge Vale; SILVA, Verônica Maria Gama. Produção de vídeos educativos com o aparelho de telefone celular: uma proposta para promover a aprendizagem significativa no ensino de ciências no ensino fundamental. Revista Tecnologias na Educação. 2017.
GARZÓN, Juan; ACEVEDO, Juan. Meta-analysis of the impact of Augmented Reality on students’ learning gains. Educational Research Review , v. 27, p. 244-260, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2019.04.001
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.