Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3572

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Áreas de conhecimento, Adoção de RA, Educação Brasileira

Resumo

A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) se constitui de técnicas computacionais que a partir de um dispositivo tecnológico, geram, posicionam e mostram objetos  virtuais  integrados  a  um  cenário  real.  Com  isso,  o  objetivo  deste mapeamento foi, portanto, identificar aplicações de Realidade Aumentada no contexto daEducação Básica no Brasil. O método adotado contemplou etapas típicas de um mapeamento sistemático de literatura. Como resultado da execução dessas etapas, foramanalisados 04 artigos que oferecem identificar as aplicações de RA no contexto da Educação Básica Brasileira. Assim, a adoção da RA em ambientes educacionais representa um importante mecanismo de prática educativa que amplia as possibilidades de estratégias de ensino e aprendizagem.

 

Abstract. Augmented Reality (AR) technology consists of computational techniques that, from a technological device, generate, position and show virtual objects integrated into a real scenario. Thus, the objective of this mapping was, therefore, to identify applications of Augmented Reality in the context of Basic Education in Brazil. The adopted method included typical steps of a systematic literature mapping. As a result of the execution of these steps, 04 articles were analyzed that offer to identify the applications of AR in the context of Brazilian Basic Education. Thus, the adoption of AR in educational contexts represents an important mechanism for educational practice, which expands the possibilities of strategies for teaching and learning.

 

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Biografia do Autor

Vanderlan Feitosa de Macêdo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Wenceslau Braz. Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal do Piauí e Biologia vegetal pela Faculdade Alfa América. Mestrando do programa de pós graduação em Dinâmica de Desenvolvimento do Semiárido com ênfase em Organizações e Sociedade pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Professor e Coordenador Pedagógico - Seduc PI; Professor Tutor e Professor Formador do CEAD/Universidade Federal do Piauí.

João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia; Especialização em Educação a Distância (SENAC/AL); Mestrado em Ciência da Computação e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; Especialização em Direito Administrativo pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza; Mestrado em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduado em Licenciatura em Ciência da Computação, Graduado em Bacharelado em Estatística e Especialização Lato Sensu em Tecnologias na Educação. É professor e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Deranor Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

 

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina; Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Administração rural pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo; e Doutor em Gestão - Empreendedorismo pela Universidade de Évora - UEvora (Portugal).

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Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Artigos