Educação e Inclusão: Considerações históricas / Education and Inclusion: Historical Considerations

Autores

  • Mauricéa Maciel de Medeiros Universidad San Carlos – PY
  • Osvaldo Arnenio Vilalba Universidad San Carlos – PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3571

Palavras-chave:

Educação especial. Inclusão. Acessibilidade.

Resumo

Resumo: O presente estudo discute  a inclusão escolar como pauta obrigatória no campo educacional, enfatizando especialmente sobre as melhores formas de atendimento e escolarização dos alunos com deficiência ou limitações acentuadas na escola. Alerta que, para que a escola se torne para todos, haja necessárias transformações nas concepções de ensino que privilegiem atenção à diferença e diversidade. Os resultados apontam para que o currículo e as práticas precisam reconhecer as diferentes situações sociais, cognitivas e culturais existentes na sala de aula. Daí, são imprescindíveis políticas públicas mais alinhadas com a acessibilidade aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Palavras-chave: Educação especial. Inclusão. Acessibilidade.

 

Education and Inclusion: Historical Considerations Abstract: The present study discusses school inclusion as a mandatory agenda in the educational field, emphasizing especially on the best ways of attending and educating students with disabilities or marked limitations at school. It warns that, for the school to become for everyone, there are necessary transformations in the teaching conceptions that privilege attention to difference and diversity. The results show that the curriculum and practices need to recognize the different social, cognitive and cultural situations that exist in the classroom. Hence, public policies more aligned with accessibility to students with special educational needs are essential.Keywords: Special education. Inclusion. Accessibility.

 

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Biografia do Autor

Mauricéa Maciel de Medeiros, Universidad San Carlos – PY

1 Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri, Brasil. Douto em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – PY.  Docente da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará , Brasil. [email protected];

Osvaldo Arnenio Vilalba, Universidad San Carlos – PY

2 Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Ediucação da Universidad San Carlos – PY. Contato:  [email protected].

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Publicado

2022-10-31

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