Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3560Resumo
O presente artigo pretende discutir acerca da atuação da psicologia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) por meio de uma vivência de estágio. Assim, pretende-se expor a importância desta categoria profissional dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), bem como seus desafios e potencialidades. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, fundamentando-se em autores do campo da psicologia e das políticas públicas de saúde. Desta forma, observou-se ao longo desta experiência de estágio a participação em atividades que faziam parte da dinâmica do serviço, além da atuação ativa da psicologia em articulação com diversos saberes. Conclui-se que a prática da psicologia na APS dentro do NASF trata-se de uma atuação comprometida, crítica, ética e política. Nesse viés, considera-se, portanto, enquanto uma atuação que prioriza o trabalho multiprofissional e os saberes dos usuários.
Abstract: This article aims to discuss the role of psychology in the Family Health Support Center (NASF) through an internship experience. Thus, it is intended to expose the importance of this professional category within Primary Health Care (PHC), as well as its challenges and potential. This is a qualitative approach study of the experience report type, based on authors from the field of psychology and public health policies. In this way, it was observed throughout this internship experience, the participation in activities that were part of the dynamics of the service, in addition to the active performance of psychology in articulation with different knowledge. It is concluded that the practice of psychology in PHC within the NASF is a committed, critical, ethical and political action. In this bias, it is considered, therefore, as an action that prioritizes multidisciplinary work and the knowledge of users.
Keywords: Primary Health Care; Psychology; Public Health Policy.
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