Educação em tempos de covid-19: Uma revisão sistemática sobre os impactos do isolamento social na qualidade do acesso à educação básica no Brasil / Education in times of covid-19: A systematic review on the impacts of social isolation on the quality of access to basic education in Brazil

Autores

  • Wanderleya Pinto Batista Feitosa Centro Universitário Inta-Uninta https://orcid.org/0000-0002-7086-4352
  • Túlio Kércio Arruda Prestes Centro Universitário INTA – UNINTA
  • Antônio Francisco Soares Araújo Centro Universitário INTA-UNINTA
  • Ana Geiciane Gonçalves Centro Universitário INTA-UNINTA
  • André Sousa Rocha Centro Universitário INTA - UNINTA
  • Lyana Linhares de Sousa Silva Centro Universitário INTA-UNINTA
  • Marcos Eduardo Azevedo Martins Centro Universitário INTA-UNINTA
  • Vanoelia Mendes Vasconcelos Centro Universitário INTA-UNINTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3558

Palavras-chave:

Covid-19, Educação Básica no Brasil, Educação Remota.

Resumo

Resumo: Objetivou-se abordar a qualidade no acesso à educação básica, pública e privada, no Brasil em tempos de pandemia de COVID-19, através de uma revisão sistemática, analisando as possíveis repercussões desta na vida escolar desses estudantes, identificando as diferenças no acesso aos equipamentos e recursos tecnológicos entre estudantes da educação básica pública e da educação básica privada, e compreendendo os impactos do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 na vivência escolar desses estudantes. Como procedimentos metodológicos foi realizada uma revisão sistemática seguindo a recomendação PRISMA. Os critérios de inclusão do material de análise foram artigos indexados publicados em periódicos científicos que sejam redigidos no idioma português, que analisem os impactos provocados no acesso à educação básica no Brasil devido à necessidade do isolamento social em tempos de COVID-19. Como critérios de exclusão adotamos artigos que não corresponderam ao escopo da pesquisa. Pode-se inferir que a Educação Básica no Brasil, mesmo com grandes esforços empregados para minimização do impacto, vem enfrentando imensas dificuldades frente à pandemia provocada pelo COVID-19, além de acentuar a desigualdade que há entre o ensino público e privado. Tornando-se clara a necessidade de discutir diversas questões para que seja reduzido este hiato educacional, buscando melhorias no ensino público, visando equidade entre as diversas dimensões da educação.

Palavras-chave: Covid-19; Educação Básica no Brasil; Educação Remota.

 

Abstract: The aim was to address the quality of access to basic education, public and private, in Brazil in times of the COVID-19 pandemic, through a systematic review, analyzing the possible repercussions of this on the school life of these students, identifying the differences in access to equipment and technological resources among students of public basic education and private basic education, and understanding the impacts of social isolation caused by the COVID-19 pandemic on the school experience of these students. Methodological procedures: A systematic review was carried out following the PRISMA recommendation. The inclusion criteria for the analysis material were: indexed articles published in scientific journals that are written in Portuguese, which analyze the impacts caused on access to basic education in Brazil due to the need for social isolation in times of COVID-19. Exclusion criteria: articles that did not match the research scope. It can be inferred that Basic Education in Brazil, even with great efforts to minimize the impact, has been facing immense difficulties in the face of the pandemic caused by COVID-19, in addition to accentuating the inequality that exists between public and private education. Making clear the need to discuss several issues to reduce this educational gap, seeking improvements in public education, and equity between the various dimensions of education.

Keywords: Covid-19; Basic Education in Brazil; Remote Education.

 

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Biografia do Autor

Wanderleya Pinto Batista Feitosa, Centro Universitário Inta-Uninta

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário INTA-UNINTA, Pós-graduanda em Neuropsicologia pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante - FAVENI. E-mail: [email protected].

Túlio Kércio Arruda Prestes, Centro Universitário INTA – UNINTA

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor de Psicologia do Centro Universitário INTA – UNINTA. E-mail: [email protected].

Antônio Francisco Soares Araújo, Centro Universitário INTA-UNINTA

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário INTA-UNINTA, Pós-graduando em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante – FAVENI. E-mail: [email protected]

Ana Geiciane Gonçalves, Centro Universitário INTA-UNINTA

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário INTA-UNINTA, Pós-graduanda em Políticas Públicas pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante – FAVENI. E-mail: [email protected].

André Sousa Rocha, Centro Universitário INTA - UNINTA

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco, Professor de Psicologia do Centro Universitário INTA - UNINTA - Campus Itapipoca. E-mail: [email protected].

Lyana Linhares de Sousa Silva, Centro Universitário INTA-UNINTA

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário INTA-UNINTA, Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Faculdade ÚNICA. E-mail: [email protected].

Marcos Eduardo Azevedo Martins, Centro Universitário INTA-UNINTA

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário INTA-UNINTA, Especialista em Saúde Mental e Redução de Danos pela Faculdade-UNIQ, Pós-graduando em Psicologia Educacional pela Faculdade-UNIQ. E-mail: [email protected].

Vanoelia Mendes Vasconcelos, Centro Universitário INTA-UNINTA

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário INTA-UNINTA, Especialista em Psicologia Infantil pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante - FAVENI. E-mail: [email protected]

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Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão