Diagnóstico Baseado nas Perspectivas do Balanced Scorecard Aplicado na Administração dos Contratos de Serviços Contínuos Terceirizados na Universidade Federal do Vale do São Francisco / Diagnosis Based on Balanced Scorecard Perspectives Applied in the Administration of Outsourced Continuous Services Contracts at the Federal University of Vale do São Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3538

Palavras-chave:

Contratos Administrativos, Terceirização, Gestão e Fiscalização, Balanced Scorecard.

Resumo

O objetivo deste artigo é elaborar um diagnóstico baseados nas perspectivas do BALANCED SCOREDCARD (BSC) sobre a administração dos contratos de serviços contínuos terceirizados de limpeza e conservação, apoio administrativo e vigilância patrimonial. O enquadramento teórico se apoia na administração de contratos e no BSC como ferramenta de diagnóstico. A metodologia aplicada na investigação do tipo descritiva, enfoque qualitativo, desenho não experimental e tempo transversal. Neste contexto, foram aplicados questionários por categoria de técnicos administrativos, docentes, discentes de graduação e gestores das empresas contratadas. No seguimento foi realizado uma análise cruzada entre as categorias de forma a sintetizar o diagnóstico. Os resultados indicam várias divergências operacionais e legais, falta de conhecimentos específicos, não honrar pagamentos, desalinhamento entre os setores envolvidos na administração. Este trabalho se diferencia dos demais pela originalidade, pelo fato de não se encontrar estudos relacionados ao tema, excepcionalmente utilizando o BSC como ferramenta de diagnóstico. A contribuição do estudo em tornar transparente e evidenciar informações relevantes de erros contínuos na administração destes contratos, fornece subsidios para perspectivas futuras no planejamento de novas contratações e gestão dos contrato, evitando os desvios de finalidade.

 

Abstract: The objective of this work is to elaborate a diagnosis based on the BALANCED SCORECARD (BSC) perspectives on the administration of contracts for continuous outsourced cleaning and conservation services, administrative support and patrimonial surveillance. The theoretical framework is supported by contract administration and the BSC as a diagnostic tool. The methodology applied in the investigation of the descriptive type, qualitative approach, non-experimental design and transversal time. In this context, questionnaires were applied by category of administrative technicians, professors, undergraduate students and managers of the contracted companies. In the follow-up, a cross analysis was carried out between the categories in order to summarize the diagnosis. The results indicate several operational and legal divergences, lack of specific knowledge, not honoring payments, misalignment between the sectors involved in the administration. This work differs from the others due to its originality, due to the fact that no studies related to the topic were found, exceptionally using the BSC as a diagnostic tool. The contribution of the study in making transparent and highlighting relevant information on continuous errors in the administration of these contracts, provides subsidies for future perspectives in the planning of new contracts and contract management, avoiding deviations in purpose.

Keywords: Administrative Contracts, Outsourcing, Management and Inspection, Balanced Scorecard.

 

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Biografia do Autor

Frederico Siqueira Cavalcanti, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em administração de empresas pela Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA, Asunción, Paraguay, Administrador da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [email protected].

 

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Publicado

2022-10-31

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Artigos