Vídeo-Minuto e Instagram na Sala de Aula: Uma Proposta Pedagógica Experimental Direcionada com viés Educomunicativo / IVideo-Minute and Instagram in the Classroom: An Experimental Pedagogical Proposal Directed with Educommunicative Bias NADA COM VIÉS EDUCOMUNICATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3536

Palavras-chave:

Proposta pedagógica, Educomunicação, Aulas remotas.

Resumo

Os desafios impostos pela pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu todos os setores da sociedade, entre eles a educação. O contexto remoto de ensino, apesar de permitir que as aulas tivessem continuidade, apresentou outros empecilhos a serem ultrapassados, incluindo a introdução das próprias TDICs nas aulas. Este trabalho tem como objetivo ressaltar como práticas educominucativas podem tornar as aulas mais significativas mesmo no ensino remoto. Como o vídeo-minuto pode tornar-se uma ferramenta pedagógica para práticas de aulas dialógicas com olhares educomunicativos?  Essa questão norteou professores do curso de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos a desenvolverem uma pesquisa com estudantes do 8º ano do Ensino fundamental II, em uma escola da Rede Pública no interior de Pernambuco. A pesquisa é experimental e direcionada, com viés educomunicativo, parte de uma análise documental. A partir do gênero Regulamento, associado a um concurso de vídeo-minuto, foi possível utilizar o Instagram como ferramenta de veiculação das produções dos estudantes, envolvendo a comunidade. O tema do concurso abriu espaço para que os discentes apresentassem os desafios de estudar na pandemia, sugerindo reflexões dos docentes acerca das práticas pedagógicas.

 

Abstract: The challenges imposed by the pandemic caused by the new coronavirus reached all sectors of society, including education. The remote teaching context, despite allowing classes to continue, presented other obstacles to be overcome, including the introduction of TDICs in classes. This work aims to highlight how educational practices can make classes more meaningful even in remote teaching. How can the minute-video become a pedagogical tool for dialogical class practices with educommunicative perspectives? This question guided teachers of the Post-Graduate Course in Education, Culture and Semi-arid Territories to develop a research with students of the 8th year of Elementary School II, in a public school in the interior of Pernambuco. The research is experimental and directed, with an educommunicative bias, based on a documental analysis. From the Regulation genre, associated with a one-minute video contest, it was possible to use Instagram as a tool for the placement of student productions, involving the community. The theme of the contest made room for students to present the challenges of studying in the pandemic, suggesting reflections from teachers about pedagogical practices.

Keywords: Pedagogical proposal; Educommunication; Remote classes.

 

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Biografia do Autor

Roberto Rémígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano

Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB); Graduado em Letras (UPE) e em Pedagogia (UNEB); Professor Língua Portuguesa (IFSertãoPE).

João de Sá Araújo Trapiá Filho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB); Graduado em Letras (UPE) e Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - IESCFAC).

Janaína de Souza Cordeiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB); Graduada em Letras (UPE) e Especialista em Língua Portuguesa (Faculdade de Artes do Paraná - FAP)

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Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Artigos