Uma Reflexão Sobre a Neuroplasticidade e os Padrões de Aprendizagem: A Importância de Perceber as Diferenças / A Reflection on Neuroplasticity and Learning Patterns: The Importance of Noticing Differences

Autores

  • Moema Timóteo Almeida Absoulute Christian University
  • Miguel Melo Ifadireó Universidade Ibero-Americana do Paraguai
  • Miria Figueiredo Etelvino Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana Maria Vilar Alves Universidade San Calos, Paraguai
  • Marlene Menezes de Souza Teixeira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Vanessa de Carvalho Nilo Bitu Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Alyne Andrelyna Lima Rocha Calou Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Francisco Renato Silva Ferreira Centro Universitário Faveni

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3527

Palavras-chave:

Neuroplasticidade, Funcionamento, Aprendizagem.

Resumo

 Resumo: O presente artigo discute ideias presentes em alguns estudos bibliográficos referentes ao funcionamento da neuroplasticidade e a sua relação com a aprendizagem na tentativa de perceber algumas situações que podem passar desapercebidos pelos profissionais da educação. Objetivou-se entender como se dá a relação entre aprendizagem e neuroplasticidade, bem como compreender o que é neuroplasticidade; entender o que acontece com o cérebro quando há aprendizagem; relacionar o estímulo à aprendizagem. O referencial teórico do trabalho baseou-se nos estudos de Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) e Vygotsky, Luria e Leontiev (2006). É preciso entender o que é maleabilidade cerebral e como ela influencia na vida do ser humano em diferentes aspectos, emocionais, afetivos, cognitivos, sociais, culturais, religiosos, etc. Dessa perspectiva, surge a necessidade de estímulos orientados e o favorecimento da aprendizagem. Foi possível entender que a genética é apenas um influenciador, e não determinante para a capacidade de aprender. Sendo assim, o entendimento do porquê do comportamento, das atitudes, dos ideais e das crenças de alguém durante o desenvolvimento de uma dada aprendizagem se caracteriza como essencial, além de desenvolver uma relação mais horizontalizada entre quem ensina e quem aprende, pois todos ensinam e todos aprendem.

Palavras-chave: Neuroplasticidade; Funcionamento; Aprendizagem.

 

Abstract: This article discusses ideas present in some bibliographic studies regarding the functioning of neuroplasticity and its relationship with learning in an attempt to perceive some situations that may go unnoticed by education professionals. The objective was to understand how the relationship between learning and neuroplasticity occurs. The specifics were: to understand what neuroplasticity is; understand what happens to the brain when learning; relate the stimulus to learning. The theoretical framework of the work was based on the studies of Andraus (2009), Bruno (2010), Campos (1971), Lent (2001), Moreira (2015), Relvas (2011, 2012) and Vygotsky, Luria and Leontiev (2006). It is necessary to understand what brain suppleness is and how it influences human life in different aspects, emotional, affective, cognitive, social, cultural, religious, etc. From this perspective, there is a need for targeted stimuli and the promotion of learning. It was possible to understand that genetics is only an influencer, and not determinant for the ability to learn. Therefore, the understanding of why someone's behavior, attitudes, ideals and beliefs during the development of a given learning is characterized as essential, in addition to developing a more horizontal relationship between those who teach and those who learn, because all can teach, and everyone can learn.

Keywords: Neuroplasticity; Operation; Learning.

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Biografia do Autor

Moema Timóteo Almeida, Absoulute Christian University

[1] Mestra em Educação pela Absoulute Christian University. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialização em Docência virtual e presencial no ensino superior pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Alberto Einstein. Especialização em Gestão E Orientação Educacional e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias. [email protected]

Miguel Melo Ifadireó, Universidade Ibero-Americana do Paraguai

2] Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibero-Americana do Paraguai. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Criminologia e Direito Internacional e Europeu e Educação Intercultural e Inclusiva pela Universidade de Hamburgo, Alemanha. Professor Associado da Universidade do Estado de Pernambuco e Professor Efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Docência em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. [email protected]

Miria Figueiredo Etelvino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

3] Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdades Integradas de Patos. Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará de Juazeiro do Norte. [email protected]

Luciana Maria Vilar Alves, Universidade San Calos, Paraguai

4] Mestra em Ciências da Educação pela Universidade San Calos, Paraguai. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri. [email protected]

Marlene Menezes de Souza Teixeira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[5] Doutora em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Graduação em Enfermagem e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte; Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio; Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú. Professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. [email protected]

Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[6] Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil. Mestra em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação em Saúde Pública. Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissionalizante em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. [email protected]

Alyne Andrelyna Lima Rocha Calou, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[7] Mestranda do programa de mestrado de Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Dr Leão Sampaio. Graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri. Pós-graduada em Docência do ensino superior pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Ceará, Brasil. Advogada (OAB-CE). [email protected]

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Faveni

[8] Mestrando do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni. [email protected]

Referências

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Publicado

2022-07-31

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Seção

Artigos