Processo de Aprendizagem e Metodologias Ativas na Educação no Campo / Learning Process and Active Methodologies in Field Education

Autores

  • Roselma Souza da Silva Faculdade Latino-Americana de Educação

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3526

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo correlacionar as teorias da aprendizagem e metodologias ativas na educação no campo. As teorias de aprendizagem propostas por Piaget (cognitivismo), Vygotsky e Wallon (sócio-construtivismo), Ausubel (aprendizagem significativa) e, Siemens (conectivismo) demonstram que a aprendizagem ocorre de múltiplas formas. Uma aprendizagem significativa, exige uma postura questionadora sobre a realidade, absorvendo fatos e informações que, por fim, é integrada as estruturas cognitivas. Aluno, professor e metodologias se interligam em uma interação contínua. Quanto maior for a interação do aluno com o conhecimento, mais eficiente será o processo de aprendizagem. É neste contexto que se faz necessário pensar a educação do campo, que esteve à margem nas políticas educacionais, uma vez que pela ótica oficial a educação do campo era similar a educação urbana. O uso de metodologias ativas na educação no campo projeta uma maior autonomia do aluno em relação ao processo de aprendizagem com situações diretamente vinculadas ao seu cotidiano e que fazem sentido.

Palavras-chaves: Teorias da aprendizagem. Metodologias ativa. Educação no campo.

 

Abstract: This article aims to correlate theories of learning and active methodologies in rural education. The learning theories proposed by Piaget (cognitivism), Vygotsky and Wallon (socio-constructivism), Ausubel (significant learning) and Siemens (connectivism) demonstrate that learning occurs in multiple ways. Meaningful learning requires a questioning attitude about reality, absorbing facts, and information that, finally, is integrated into cognitive structures. Student, teacher, and methodologies are interconnected in a continuous interaction. The greater the student's interaction with knowledge, the more efficient will be the learning process. It is in this context that it is necessary to think about rural education, which has been on the margins of educational policies, since from the official point of view rural education was similar to urban education. The use of active methodologies in rural education projects a greater student autonomy in relation to the learning process with situations directly linked to their daily lives and that make sense.

Keywords: Theories of learning. Active methodologies. Education in the field.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselma Souza da Silva, Faculdade Latino-Americana de Educação

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Americas, Paraguai. Psicopedagoga pela Universidade Gama Filho. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação. silva2010@hotmail.com.

Referências

ALMEIDA, Carlos Eugenio de Castro; MIGUEL, Joelson Rodrigues. Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 352-365. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2441

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

BACICH, Lilian. MORAN, José (org.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso: Porto Alegre, 2018.

BEZERRA, Kelma Lopes; MACÊDO, Maria Erilúcia Cruz. A Metodologia Ativa na

Formação Profissional de Acadêmicos da Área da Saúde. Id on Line Rev.Mult. Psic.,Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 408-421. ISSN: 1981-1179 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2794

BRASIL. Grupo de Trabalho de Educação do Campo. Referências para uma política nacional de educação do campo. In: Caderno de Subsídios, Brasília, DF, 2005.

BRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Corde, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Alunos de escolas rurais receberão novo material de ensino e aprendizagem. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/educacao-no-campo> Acesso em 04 jul 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2001.

CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Educação no campo. 2013. Disponível em: < https://educacaointegral.org.br/glossario/educacao-no-campo/> Acesso em 04 jul 2022.

FILATRO, Andrea. CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

FREITE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

IFADIREÓ. Miguel Melo; ROCHA, Alyne Andrelyna Lima; CALOU, Christiano Siebra Felício; FERREIRA, Francisco Renato Silva Ferreira. Metodologias Ativas: Uma Forma de Aprendizagem Significativa e por Competências no Ensino Jurídico. Id on Line Rev.Mult.Psic., Outubro/2020, vol.14, n.52, p. 813-833. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2762

LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDiPUCR, 2003.

LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica Brasília: UnB, 1990.

OLIVEIRA, E. S. G.; CAPELLO, C.; REGO, M. L.; VILLARDI, R. O processo de aprendizagem em uma perspectiva sócio-interacionista: ensinar é necessário, avaliar é possível. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 11., 2004, Salvador. Anais. Salvador, 2004. p. 1-10. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/171-TC-D4.htm>. Acesso em: 4 jul 2022.

OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Projetos e metodologias ativas de aprendizagem. Senac: São Paulo, 2019 p. 176.

OLIVEIRA, Diana Clementino de; SILVERIO, Norma Nancy Emanuelle; AMORIM, Samuel Ilo Fernandes de; TAUCEDA, Karen Cavalcanti. Metodologias Ativas no Ensino Profissional: Um Olhar Docente. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2019, vol.13, n.48, p. 40-50. ISSN: 1981-1179 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2225

RAMOS, Marise Nogueira; MOREIRA, Telma Maria; SANTOS, Clarice Aparecida dos. Referências para uma política nacional de educação do campo: Caderno de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.

SENADO NOTÍCIAS. Projeto prevê ensino com metodologia específica para os jovens do campo. 2017. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br> Acesso em 04 jul 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos