A Identidade Cultural e Saberes dos Estudantes nos Componentes Curriculares das Escolas Multisseriadas em Presidente Figueiredo – AM / Health-Related Fitness Profile in Brazilian Adolescents: An Integrative Literature Review

Autores

  • Maria Rutiene Santarém Carneiro Universidad Del Sol, Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3525

Palavras-chave:

identidade cultural, saberes dos estudantes, componentes curriculares, escolas multisseriadas

Resumo

Resumo: O referido artigo é parte integrante de uma tese de doutorado intitulada “A Pedagogia Multisseriada da Escola no Campo: A Identidade Cultural e os Saberes dos Estudantes Construídos Pelos Componentes Curriculares em Presidente Figueiredo–Am, de 2013 a 2019”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Universidade Del Sol. O objetivo deste estudo consiste em investigar em que medida a identidade cultural e saberes dos estudantes estão nos componentes curriculares das escolas multisseriada no referido município, situadas na Estrada da Morena e rio Uatumã, todas localizadas em áreas de proteção ambiental. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa ancorado no método da complexidade de Edgar Morin, na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, onde se analisou os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas, e adotou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com 5 professores. Os resultados apontam que a identidade local e conhecimentos tradicionais dos discentes Figueiredenses são quase inexistentes dentro do currículo escolar. Contudo, professores apontam a importância da inserção desses elementos nos currículos e práticas pedagógicas do campo. Conclui-se que é possível criar uma Pedagogia multisseriada nas escolas do campo que tenham como base os componentes curriculares que dêem visibilidade a identidade cultural e os saberes dos estudantes em Presidente Figueiredo Amazonas.

Palavras-chave: identidade cultural; saberes dos estudantes; componentes curriculares; escolas multisseriadas.

 

Abstract: This article is an integral part of a doctoral thesis entitled "The Multigrade Pedagogy of School in the Country: The Cultural Identity and Students' Knowledge Built by Curriculum Components in Presidente Figueiredo-Am, from 2013 to 2019", linked to the Postgraduate Program -graduation in Educational Sciences at the University Del Sol. The aim of this study is to investigate to what extent the cultural identity and knowledge of students are in the curricular components of the multigrade schools in that municipality, located on Estrada da Morena and Rio Uatumã, all located in areas of environmental protection. This is a study with a qualitative approach anchored in Edgar Morin's method of complexity, in bibliographical, documental, and field research, where the Political Pedagogical Projects (PPPs) of schools were analyzed, and the data collection instrument was adopted. semi-structured interviews with 5 teachers. The results show that the local identity and traditional knowledge of students from Figueiredenses are almost non-existent within the school curriculum. However, teachers point out the importance of inserting these elements in the curriculum and pedagogical practices in the field. It is concluded that it is possible to create a multigrade Pedagogy in rural schools based on curricular components that give visibility to the cultural identity and knowledge of students in Presidente Figueiredo Amazonas.

Keywords: cultural identity; students' knowledge; curricular components; multigrade schools.

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Biografia do Autor

Maria Rutiene Santarém Carneiro, Universidad Del Sol, Paraguay

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol, Paraguay. [email protected]

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Publicado

2022-07-31

Edição

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Artigos