Registros Epistêmicos, Práticas e Saberes: Experiências de um Encontro Pedagógico Realizado pelo Observatório Maria Parteira / Epistemic Records, Practices and Knowledge: Experiences of a Pedagogical Meeting Held by the Maria Midwife Observatory

Autores

  • Pedro Walisson Gomes Feitosa Universidade Federal do Cariri
  • Jolouise Ramos Correia Universidade Federal do Cariri
  • Thailine Francis Leite Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Ceará
  • Rodrigo Silva Nascimento Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Vitor Lucas Daves de Moraes Oliveira Centro Universitário São Lucas
  • Cicero Lucas Gomes Ramalho Faculdade do Centro Oeste Paulista. São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3523

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Epistemologia, Práticas culturais, Saúde popular.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências do I Círculo de Saberes – Colhendo a cura e as tradições caririenses, desenvolvido pelo Observatório de Práticas Culturais em Saúde, junto ao projeto Raízes da Cura e o coletivo Urucongo de artes, discutindo sobre o ofício das meizinheiras e o uso de plantas medicinais. Com participação de meizinheiras, estudantes e professores, o encontro remoto proporcionou a construção de aprendizados e respeito à epistemologia em saúde popular.

Palavras-chave: Saúde coletiva; Epistemologia; Práticas culturais; Saúde popular.

 

Abstract: This work aims to present the experiences of the I Círculo de Saberes – Colhendo a cura e as traditions Caririenses, developed by the Observatory of Cultural Practices in Health, together with the Raízes da Cura project and the Urucongo arts collective, discussing the craft of meizinheiras and the use of medicinal plants. With the participation of meizinheiras, students and teachers, the remote meeting provided the construction of learning and respect for epistemology in popular health.

Keywords: Collective health; Epistemology; Cultural practices; People's health.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Walisson Gomes Feitosa, Universidade Federal do Cariri

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri. Ceará, Brasil. [email protected];

Jolouise Ramos Correia, Universidade Federal do Cariri

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri. Ceará, Brasil. [email protected];

Thailine Francis Leite, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Ceará

 Acadêmica de Medicina na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Ceará, Brasil. [email protected]

Rodrigo Silva Nascimento, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Psicólogo pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Ceará, Brasil. [email protected];

Vitor Lucas Daves de Moraes Oliveira, Centro Universitário São Lucas

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário São Lucas. v[email protected]

Cicero Lucas Gomes Ramalho, Faculdade do Centro Oeste Paulista. São Paulo, Brasil.

Especialista em Endodontia pela Faculdade do Centro Oeste Paulista. São Paulo, Brasil.  [email protected].

Referências

EHRENREICH, Barbara. Bruxas, Parteiras e Enfermeiras. Eua: The Feminist Press, 1973.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1999.

NASCIMENTO, Vagner Ferreira do; HATTORI, Thalise Yuri; TERÇAS-TRETTEL, Ana Cláudia Pereira. Desafios na formação de enfermeiros indígenas em Mato Grosso, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, [s.l.], v. 25, n. 1, p.47-56, jan. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020251.28952019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28952019

OMS. Tradicional Medicine Strategy 2014-2023. Genebra, Suiça. 2013. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/92455/9789241506090_eng.pdf;jsessionid=4FBDCEA0C73EDA3C8352B20D5C316803?sequence=1

PARO, César Augusto, Ventura, Miriam, & Silva, Neide Emy Kurokawa e. (2020). PAULO FREIRE E O INÉDITO VIÁVEL: ESPERANÇA, UTOPIA E TRANSFORMAÇÃO NA SAÚDE. Trabalho, Educação e Saúde, 18(1), e0022757. Epub August 19, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227

SANTOS, B.S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, B.S. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p.777-821.

SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 2469-2477, jun. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11532020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11532020

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Relato de Experiência