Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3514Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Aulas práticas, Ensino remoto.Resumo
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios em sala de aula, dentre eles a realização de práticas no ensino de biologia. Diante desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver aulas práticas remotas de biologia em uma escola pública de ensino médio de Campos Sales – CE. Esse estudo trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) realizada por uma bolsista e financiada pela FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante onde foi confeccionado maquetes sobre assuntos variados de biologia para alunos do 1º e 3º ano do ensino médio. As aulas práticas remotas foram realizadas por meio do Google Meet, cujo link era disponibilizado pela professora regente das turmas. Primeiramente, fazia-se a explanação breve do assunto com slides e logo após era apresentado um vídeo gravado com a bolsista explicando e expondo a maquete produzida. Os assuntos abordados foram: “DNA e RNA: estruturas, funções, composições”; “Cadeia alimentar”; “teia alimentar”; “níveis tróficos”. Ao final da apresentação, foi solicitado que os estudantes respondessem um formulário online produzido no Google Forms com perguntas relacionadas a aula prática remota realizada, dando um feedbackda atividade apresentada, destacando o processo de ensino-aprendizagem, contribuições e aspectos positivos e negativos. Por meio dessas práticas pedagógicas foi possível promover conhecimentos científicos sobre os assuntos que estavam sendo trabalhados em sala de aula virtual. As atividades que foram apresentadas mostraram-se satisfatórias tanto pelos alunos quanto pela docente, despertando curiosidade e aprendizagemPalavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas práticas; Ensino remoto.
Abstract: The Covid-19 pandemic brought numerous challenges in the classroom, among them the realization of practices in biology teaching. Given this scenario, this research aims to develop remote practical biology classes in a public high school in Campos Sales - CE. This study is a Scientific Initiation Research (PIBIC) carried out by a fellow and financed by FECOP (State Fund to Combat Poverty). The methodology used was participatory research where models were made on various subjects of biology for students of the 1st and 3rd year of high school. Remote practical classes were carried out through Google Meet, whose link was made available by the regent teacher of the classes. First, there was a brief explanation of the subject with slides and soon after, a recorded video was presented with the scholarship holder explaining and exposing the model produced. The topics covered were: “DNA and RNA: structures, functions, compositions”; "Food chain"; “food web”; “trophic levels”. At the end of the presentation, students were asked to answer an online form produced in Google Forms with questions related to the remote practical class held, giving feedback on the activity presented, highlighting the teaching-learning process, contributions and positive and negative aspects. Through these pedagogical practices, it was possible to promote scientific knowledge about the subjects that were being worked on in the virtual classroom. The activities that were presented were satisfactory by both the students and the teacher, arousing curiosity and learning.
Keywords: Biology Teaching; Practical classes; Remote teaching.
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