Aulas Práticas Remotas de Biologia: Percepção de Estudantes do Ensino Médio no Município de Campos Sales – Ceará / Remote Practical Classes in Biology: Perception of High School Students in the Municipality of Campos Sales - Ceará

Autores

  • Keulen Bruna Moura de Sousa Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Sebastiana Micaela Amorim Lemos Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3514

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Aulas práticas, Ensino remoto.

Resumo

Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios em sala de aula, dentre eles a realização de práticas no ensino de biologia. Diante desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver aulas práticas remotas de biologia em uma escola pública de ensino médio de Campos Sales – CE. Esse estudo trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) realizada por uma bolsista e financiada pela FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante onde foi confeccionado maquetes sobre assuntos variados de biologia para alunos do 1º e 3º ano do ensino médio.  As aulas práticas remotas foram realizadas por meio do Google Meet, cujo link era disponibilizado pela professora regente das turmas. Primeiramente, fazia-se a explanação breve do assunto com slides e logo após era apresentado um vídeo gravado com a bolsista explicando e expondo a maquete produzida. Os assuntos abordados foram: “DNA e RNA: estruturas, funções, composições”; “Cadeia alimentar”; “teia alimentar”; “níveis tróficos”. Ao final da apresentação, foi solicitado que os estudantes respondessem um formulário online produzido no Google Forms com perguntas relacionadas a aula prática remota realizada, dando um feedbackda atividade apresentada, destacando o processo de ensino-aprendizagem, contribuições e aspectos positivos e negativos. Por meio dessas práticas pedagógicas foi possível promover conhecimentos científicos sobre os assuntos que estavam sendo trabalhados em sala de aula virtual. As atividades que foram apresentadas mostraram-se satisfatórias tanto pelos alunos quanto pela docente, despertando curiosidade e aprendizagem

Palavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas práticas; Ensino remoto.

Abstract: The Covid-19 pandemic brought numerous challenges in the classroom, among them the realization of practices in biology teaching. Given this scenario, this research aims to develop remote practical biology classes in a public high school in Campos Sales - CE. This study is a Scientific Initiation Research (PIBIC) carried out by a fellow and financed by FECOP (State Fund to Combat Poverty). The methodology used was participatory research where models were made on various subjects of biology for students of the 1st and 3rd year of high school. Remote practical classes were carried out through Google Meet, whose link was made available by the regent teacher of the classes. First, there was a brief explanation of the subject with slides and soon after, a recorded video was presented with the scholarship holder explaining and exposing the model produced. The topics covered were: “DNA and RNA: structures, functions, compositions”; "Food chain"; “food web”; “trophic levels”. At the end of the presentation, students were asked to answer an online form produced in Google Forms with questions related to the remote practical class held, giving feedback on the activity presented, highlighting the teaching-learning process, contributions and positive and negative aspects. Through these pedagogical practices, it was possible to promote scientific knowledge about the subjects that were being worked on in the virtual classroom. The activities that were presented were satisfactory by both the students and the teacher, arousing curiosity and learning.

Keywords: Biology Teaching; Practical classes; Remote teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keulen Bruna Moura de Sousa, Universidade Regional do Cariri – URCA

[1] Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Campus Campos Sales, Brasil. [email protected].

Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Universidade Regional do Cariri – URCA

[2] Docente do Departamento de Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Campus Campos Sales, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected].



Referências

ALENCAR, Alanne Kelle Freire; LUCENA, Fabiana Alves de; SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia. Id on Line Rev. Psic., Outubro/2021, vol.15, n.57, p. 798-807, ISSN: 1981-1179.

ARAGÃO, P. de T. T. D.; ALVES-FILHO, J. G. (2016). Importância das aulas práticas no Ensino de Biologia, segundo avaliação de alunos de uma escola da cidade de Sobral/CE. Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA. Acesso em 13 out., 2021, https://essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/112.

BRANDÃO, C. R. (1999). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense.

BONDIOLI, A. C. V.; VIANNA, S. C. G.; SALGADO, M. H. V. (2018). Metodologias ativas de Aprendizagem no Ensino de Ciências: práticas pedagógicas e autonomia discente. Revista Caleidoscópio. Acesso em 13 out., 2021, https://ojs.eniac.com.br/index.php/Anais/article/view/569/639.

BORTOLUZZI, L. Z.; COUTINHO, R. X. (2018). Atividades práticas no ensino de biologia para o PROEJA. Revista EJA em Debate. Acesso em 15 nov., 2021, https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2377.

BUENO, A. J. A. et. al. (2018). Atividades práticas/experimentais para o Ensino de Ciências além das barreiras do laboratório desenvolvidas na Formação inicial de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Acesso em 18 nov., 2021, https://www.academia.edu/41973694/ATIVIDADES_PR%C3%81TICAS_EXPERIMENTAIS_PARA_O_ENSINO_DE_CI%C3%8ANCIAS_AL%C3%89M_DAS_BARREIRAS_DO_LABORAT%C3%93RIO_DESENVOLVIDAS_NA_FORMA%C3%87%C3%83O_INICIAL_DE_PROFESSORES.

CARBO, Leandro et al. (2019). Atividades práticas e jogos didáticos nos conteúdos de química como ferramenta auxiliar no ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Acesso em 18 nov., 2021, https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1819.

GARCIA, T. C. M. et. al. (2020). Ensino Remoto Propostas de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN.

LIMA, J. H. G.; SIQUEIRA, A. P. P. de; COSTA, S. (2013). A utilização de aulas práticas no ensino de ciências: um desafio para os professores. Revista Técnico Científica do IFSC. Acesso em 13 out., 2021, https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/1108.

LIMA, Luciene César de; SOUSA, Léa Barbosa de. Pandemia do Covid-19 e o Processo De Aprendizagem: Um Olhar Psicopedagógico. Id on Line Rev.Mult. Psic., Fevereiro/2021, vol.15, n.54, p. 813-835. ISSN: 1981-1179.

LIMA, J. F. de; LUZ, P. S. da; AMORIM, T. V. (2018). Aulas práticas para o ensino de Biologia: contribuições e limitações no Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. Acesso em 18 out., 2021, https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/107.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia. Acesso em 12 out., 2021, https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%c3%a7%c3%a3o%20digital%20em%20rede%2c%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf.

OLIVEIRA, C. V. S. et. al. (2020); Ensino remoto e a pandemia de COVID-19: Os desafios da aplicação de aulas práticas. Anais VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU) - Edição Online, Maceió - Al (2020).

SÁ, Elba Pedrina Batista de; LEMOS, Sebastiana Micaela Amorim. Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 422-433. ISSN: 1981-1179.

SANTOS, C. dos; FREITAS, P. da S. & LOPES, M. M. (2020). Ensino remoto e a utilização de laboratórios virtuais na área de ciências naturais. Anais do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Ensino, 2020.

SOUZA, A. K. dos S.; SILVA, M. de N. dos S. (2021). A integração das TIC’s no contexto escolar em tempos de Pandemia. Anais VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU) - Edição Online, Maceió - Al (2020).

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos