Habilidades Sociais no Contexto de Trabalho: Um Estudo Qualitativo com Gestores Empresariais / Social Skills in the Work Context: A Qualitative Study with Business Managers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i63.3513

Palavras-chave:

habilidades sociais, gestores, pandemia COVID-19, gestão de pessoas

Resumo

O presente estudo objetivou compreender a percepção de gestores sobre as habilidades sociais em seu contexto de trabalho, considerando as especificidades de seus cargos e a modalidade Home Office. Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório e delineamento qualitativo. A coleta dos dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas com três gestores do Rio Grande do Sul em janeiro de 2021, as quais foram gravadas, transcritas e analisadas mediante a técnica da análise de conteúdo. Estabeleceu-se quatro categorias a posteriori: (1) Habilidades de Comunicação; (2) Resolução de problemas; (3) Home office; (4) Desenvolvimento das habilidades sociais no contexto de trabalho. Os resultados corroboraram com autores que destacam a relevância dessas habilidades no contexto laboral e para os cargos de gestão. Entretanto, observou-se que apenas a constante interação proporcionada pelo cargo não auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais, é preciso também considerar a variabilidade do ambiente e a exposição a situações novas.


Abstract: The present study aimed to understand the perception of managers about social skills in their work context, considering the specifics of their positions and the Home Office modality. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative design. Data collection took place through semi-structured interviews with three managers from Rio Grande do Sul in January 2021, which were recorded, transcribed and analyzed using the content analysis technique. Four categories were established a posteriori: (1) Communication Skills; (2) Troubleshooting; (3) Home office; (4) Development of social skills in the work context. The results corroborate with authors who highlight the relevance of these skills in the work context and for management positions. However, it was observed that only the constant interaction provided by the position does not help in the development of social skills, it is also necessary to consider the variability of the environment and exposure to new situations.

Keywords: social skills; managers; COVID-19 pandemic; people management.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline dos Santos Vieira

Pedagoga empresarial e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Vanessa Pederiva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Isadora Rossa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Psicologia Clínica e docente no curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2012.

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Habilidades sociais: breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento. Interação em Psicologia, v. 6, n. 2, 2002. DOI: 10.5380/psi.v6i2.3311. DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3311

BRITO, Kátia Daniele Dutra; SOARES, Maria Alinele Lucena; FEITOSA, Lílian Cavalcante; MELO, Sabrina Suerli Lucena; SOUZA, Francisca Cristiane Gomes de; OLIVEIRA, Gislene Farias de. Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma nstituição Pública de Ensino Superior. Id on Line Rev.Mult. Psic., Outubro/2020, vol.15, n.52, p. 746-764. ISSN: 1981-1179 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2754

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; CARRARA, Kester. Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicologia em Revista, v. 16, n. 2, p. 330-350, 2010. DOI: 10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p330. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2010v16n2p330

BRASIL, Ministério da Saúde. Sobre a doença, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 04 Jul. 2022.

BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2016.

CABALLO, Vicente E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. 5ª Ed. São Paulo: S. M. Santos Editora, 2014.

CABLE NEWS. Uso de máscara deixa de ser obrigatório em todos os estados brasileiros. 2022. Disponível em:https://www.cnnbrasil.com.br/saude/uso-de-mascara-deixa-de-ser-obrigatorio-em-todos-os-estados-brasileiros/. Acesso em 04 Jul. 2022.

CECCON, Jackson José. Os conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos novos gestores em suas tomadas de decisões. Fabex, 2013. Disponível em: https://fabex.edu.br/acervo_digital/art%20(28).pdf. Acesso em: 04 Jul. 2022.

CERUTTI, Priscila Sardi; WAGNER Marcia Fortes. Habilidades Sociais no Atendimento ao Público. Revista de Psicologia da IMED, v. 6, n. 1, p. 40-46, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Marcia-Wagner/publication/284345308_Habilidades_Sociais_no_Atendimento_ao_Publico/links/56e95ebb08aecf036b31566b/Habilidades-Sociais-no-Atendimento-ao-Publico.pdf. Acesso em: 04 Jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v6n1p40-46

CORREIA NETO, Jorge da Silva; ALBUQUERQUE, José de Lima. As tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente de trabalho em tempos de pandemia. Revista Espaço Acadêmico, v. 20, p. 106-114, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58127. Acesso em: 04 Jul. 2022.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. (2008). Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, v. 18, n. 41, p. 517-530, 2008. DOI: 10.1590/S0103-863X2008000300008 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300008

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais e análise do comportamento: proximidade histórica e atualidades. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 1, n. 2, p. 104–115, 2010. DOI: 10.18761/perspectivas.v1i2.33 DOI: https://doi.org/10.18761/perspectivas.v1i2.33

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira, DEL PRETTE, Almir. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo (11a. Ed.) Vozes, 2018.

FREITAS, Pablo Fernando Pessoa de; ODELIUS, Catarina Cecília. Managerial competences: an analysis of classifications in empirical studies. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, p. 35-49, 2018. DOI: 10.1590/1679-395159497. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395159497

JUNIOR, Edward Goulart; CAMARGO, Mário Lázaro; MOREIRA, Murilo Cesar. Habilidades sociais profissionais: produção científica nacional e relevância do tema para a saúde dos trabalhadores. Revista de Psicologia, v. 10, n. 2, p. 51-64, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8085871. Acesso em: 04 Jul. 2022.

KNIFFIN, Kevin M. et al. COVID-19 and the workplace: Implications, issues, and insights for future research and action. American Psychologist, v. 76, n. 1, p. 63, 2021. DOI: 10.1037/amp0000716. DOI: https://doi.org/10.1037/amp0000716

MINTZBERG, Henry. Managing essencial: a essência do premiado managing para gerentes com pouco tempo. Bookman, 2014.

MOSCON, Daniela Campos Bahia et al. Habilidades Sociais e Gestão Social: possibilidades nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/38092. Acesso em: 04 Jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v10i1.38092

PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves; VASCONCELOS, Eveli Freire de; BENTIVI, Daiane Rose Cunha. Covid-19 e os desafios postos à atuação profissional em psicologia organizacional e do trabalho: Uma análise de experiências de psicólogos gestores. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, 2020. DOI: 10.1590/1982-3703003244195. Acesso em: 04 Jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003244195

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar. Baptista. Metodologia de pesquisa. Penso, 2013.

SANTOS, Magalí Cabral dos et al. Educação e Covid-19: os impactos da pandemia no ensino-aprendizagem Education and ovid-19: the impacts of pandemic on teaching-learning. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 60760-60779, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n6-449. Acesso em: 14 Jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-449

SILVA, Carlos George Costa da; SANTOS, Everton Paulino dos; CAFFÉ FILHO, Hesler Piedade. A Gestão de Pessoas no Setor Público: uma revisão ibliográfica no cenário brasileiro contemporâneo. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.45, p. 642-654. ISSN: 1981-1179 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1768

SILVA, Rogério Ramalho da. Home Officer: um surgimento bem-sucedido da profissão pós-fordista, uma alternativa positiva para os centros urbanos. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193114456008. Acesso em: 04 Jul. 2022.

SOARES, Maria Alinele Lucena; FEITOSA, Lilian Cavalcante; MELO, Sabrina Suerli Lucena; LUIZ I, João; SOUZA, Francisca Cristiane Gomes de; BRITO, Kátia Daniele Dutra; OLIVEIRA, Gislene Farias de. Ações de capacitação de Servidores em Instituições Públicas de Ensino Superior: O Caso da

Universidade Federal do Cariri. Id on Line Rev.Mult. Psic., Outubro/2019, vol.13, n.47, p. 981-998. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2089

SOUZA, Francisca Cristiane Gomes de; FEITOSA, Lílian Cavalcante; DUARTE, Sabrina Rodrigues; BRITO, Kátia Daniele Dutra; SOARES, Maria Alinele Lucena; MELO, Sabrina Sueli Lucena; OLIVEIRA, Gislene Farias de. Levantamento da percepção dos usuários sobre a operacionalidade do Sistema de Avaliação de Desempenho do Servidor - SADS/UFCA, de 2019. Id on Line Rev.Mult.Psic., Dezembro/2019, vol.13, n.48, Suplemento 1, p. 67-83. ISSN: 1981-1179. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2236

UGULINO, A. C. N. Auto avaliação do comportamento comunicativo ao falar em público nas diferentes categorias profissionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

VIEIRA-SANTOS, Joene; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Habilidades sociais educativas: revisão sistemática da produção brasileira. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 36, n. 1, p. 45-63, 2018. DOI: 10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5069. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5069

WANG, B.; LIU, Y.; QIAN, J.; PARKER, S. K. Atingindo o trabalho remoto eficaz durante a pandemia COVID-19: Uma perspectiva de design do trabalho. Psicologia Aplicada, v. 70, n. 1, p. 16-59, 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Artigos