Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context

Autores

  • Vilkiane Natercia Malherme Barbosa Mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). http://orcid.org/0000-0002-3048-9316
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). http://orcid.org/0000-0003-2687-1894
  • James Ferreira Moura Júnior Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0003-0595-5861
  • Alexandro Rodrigues Pinto Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1995). Atualmente é EPPGG do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. http://orcid.org/0000-0001-9270-2760
  • Luciana Sepúlveda Köptcke Possui graduação em Licenciatura Em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), Diploma de Estudos Avançados Em Museologia - Muséum National D'histoire Naturelle (1994) e doutorado em Museologia - Muséum National D'histoire Naturelle (1998). Atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. http://orcid.org/0000-0001-7079-6575

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i61.3490

Palavras-chave:

Drogas, Educação, educação em saúde, escola.

Resumo

Resumo: O objetivo é apresentar uma revisão sistemática da literatura científica que busca compreender a partir da literatura levantada quais as concepções e/ou estratégias que têm sido desenvolvidas a respeito da prevenção de álcool, crack e outras drogas em contexto escolar com adolescentes e os fatores de risco envoltos ao uso. Pela base BVS e Periódico Capes (2006-2016), a partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados 19 trabalhos. Os estudos abordam os fatores de risco e proteção relacionados ao uso de drogas e a relação destes com as abordagens realizadas em contexto escolar em relação às drogas, a partir de ações de Educação em Saúde. Entre as principais contribuições apresentadas estão possibilidades de intervenções ancoradas em métodos interventivos para a promoção em saúde com enfoque na participação ativa dos adolescentes. Constatou-se a necessidade de investimento em processos contínuos de educação em saúde que incluam a formação de professores para atuação na temática de drogas.

Palavras-chave: Drogas; Educação; Educação em saúde; Escola.

 

Abstract: The aim of this study was to present a systematic review that seeks to understand, from the scientific literature, which conceptions and / or strategies have been developed in the prevention of alcohol and other drugs in the school context with adolescents and the related risk factors. Based on the VHL and Periódico Capes database (2006-2016), based on eligibility criteria, 19 studies were retrieved and analyzed. The studies address the risk and protection factors related to drug use and the relationship with approaches carried out in the school context on drugs, based on Health Education actions. The main contributions presented are interventions anchored in interventional methods for health promotion with focus on the active participation of adolescents. There was a need to invest in continuous health education processes that include the training of teachers to work on drugs.

Keywords: Drugs; Education; Health education; School.


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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão