A Importância do Animal de Estimação no Desenvolvimetno Infantil / The Importance of Domestic Pets in Child Development

Autores

  • Bruna Lenares Centro Universitário Maurício de Nassau,
  • Janaina Silva Oliveira Centro Universitário Maurício de Nassau,

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3474

Palavras-chave:

Animais de estimação. Benefícios. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Resumo: Especialmente para as crianças, os animais de estimação podem ser maravilhosos facilitadores sociais. As crianças são mais propensas a se aproximar e interagir com outra criança que está brincando com um animal de estimação. Desta forma, o animal de estimação pode ser uma ponte entre uma criança menos sociável e extrovertida e outros potenciais companheiros. O próprio animal de estimação pode ser um objeto social para as crianças devido à natureza de seu relacionamento. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo é verificar os principais benefícios dos animais de estimação no desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a pesquisa descritiva de natureza qualitativa e revisão bibliográfica. Os resultados mostram que animais de estimação ou animais domésticos podem ser um elemento importante para o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos: físico e emocional.

 Palavras-Chave: Animais de estimação. Benefícios. Desenvolvimento Infantil.

 Abstract: Especially for children, pets can be wonderful social facilitators. Children are more likely to approach and interact with another child who is playing with a pet. In this way, the pet can be a bridge between a less sociable and outgoing child and other potential companions. The pet itself can be a social object for children due to the nature of their relationship. In this context, the general objective of this study is to verify the main benefits of pets in the social, cognitive and emotional development of children. To achieve the proposed objective, descriptive research of a qualitative nature and literature review were used. The results show that Pets or domestic animals can be an important element for the child's development in all its aspects: physical and emotional.

Keywords: Pets. Benefits. Child development.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lenares, Centro Universitário Maurício de Nassau,

[1]Discente do curso de Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau, Brasil.

[email protected]

Janaina Silva Oliveira, Centro Universitário Maurício de Nassau,

[2] Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Neuropsicologia pela UNIGRAD, Especialista em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês. Mestre em Linguística  pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) . Docente no curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau/Vitória da Conquista. [email protected].


Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2ª ed., 2006.

BABALA, Rubén méd. ped., CNPL. Consenso: niños y mascotas. Sociedad Argentina de Pediatría. Arch Argent Pediatr 2020;118(3):S69-S106.

BECK, Alan M.. A saúde e o desenvolvimento da criança e os animais. In: MCCARDLE, Peggy; MCCUNE, Sandra; GRIFFIN, James A.; ESPOSITO, Layla; FREUND, Lisa S. (orgs.). Os animais em nossa vida: família, comunidade e ambientes terapêuticos. São Paulo: Papirus, 2013.

CARVALHO, M. J. (2016). Todos Juntos- Estudo do Meio - 1º ano.

Barcarena: Santillana.

CASSIDY-BUSHROW, Andrea E; SITARIK, Alexandra R; JOHNSON-HOOPER, Tisa M; PHILLIPS, Jannel M; Jones, Kyra; Johnson, Christine Cole; Straughen, Jennifer K. Prenatal pet keeping and caregiver-reported attention deficit hyperactivity disorder through preadolescence in a United States birth cohort. BMC Pediatrics volume 19, Article number: 390 (2019) . Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-31660906. Acesso em 24 de março de 2022.

CORNELIA Gottschick, Heike RAUPACH-ROSIN, Susan LANGER, Lamiaa HASSAN, Johannes HORN, Evelyn DORENDORF, Mahrrouz CAPUTO, Martina BITTNER, Lea BEIER, Nicole RÜBSAMEN . Cohort Profile: The Loewen KIDS Study – life-course perspective on infections, the microbiome and the development of the immune system in early childhood. International Journal of Epidemiology, Volume 48, Issue 4, August 2019, Pages 1042–1043h. Disponível em: https://academic.oup.com/ije/article/48/4/1042/5366219?login=false. Acesso em 24 de maro de 2022.

FODSTAD, JILL C; BAUERS, JODI; SEXTON, MELISSA; BUTLER, MELISSA; KARLSSON, CASSIE; NEFF, MALLERY. Development of an animal-assisted activity program on a pediatric behavioral health unit. Volume 36, August 2019, Pages 153-157. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-31383432 Acesso em 25 de março de 2022.

HAWKINs, Roxanne D; WILLIAMS, Joanne M. Childhood Attachment to Pets: Associations between Pet Attachment, Attitudes to Animals, Compassion, and Humane Behaviour. Int J Environ Res Public Health ; 14(5)2017 05 06. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-28481256. Acesso em 25 de março de 2022.

MARINHO, Jéssica RIEDI Souza; ZAMO, Renata de Souza. Terapia assistida por animais e transtornos do neurodesenvolvimento / Animal assisted therapy and neurodevelopmental disorders / Terapia assistida por animales y transtornos del neurodesarollo. Estud. pesqui. psicol. (Impr.) ; 17(3): 1063-1083, set.-dez. 2017.. Disponível em:https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-965228. Acesso em 25 de março de 2022.

MILLS, Daniel; HALL, Sophie Animal-assisted interventions: making better use of the human- animal bond. Vet Rec ; 174(11): 269-73, 2014 Mar 15. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-24627508. Acesso em 26 de março de 2022.

MINATOYA, Machiko; IKEDA-ARAKI, Atsuko; MIYASHITA, Chihiro; ITOH, achiko; KOBAYASHI, Sumitaka; YAMAZAKI, Keiko; AIT BAMAI, Yu; SAIJO, Yasuaki; SATO, Yukihiro; ITO, Yoshiya; KISHI, Reiko. Association between Early Life Child Development and Family Dog Ownership: A Prospective Birth Cohort Study of the Japan Environment and Children's Study. Int. J. Environ. Res. Public Health 2021, 18(13). Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-34281019. Acesso em 23 de março de 2022.

PUREWAL, Rebecca; CHRISTLEY, Robert; KORDAS, Katarzyna; JOINSON, CaroL; MEINTS, Kerstin; GEE, Nancy, WESTGARTH, Carri. Companion Animals and Child/Adolescent Development: A Systematic Review of the Evidence. Int J Environ Res Public Health ; 14(3)2017 02 27. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-28264460 Acesso em 26 de março de 2022.

REIS, G., & Roth, WM. (2010). A feeling for the environment: emotion talk in/for the pedagogy of publicenvironmental education. Journal of Environmental Education, 41(2), 71-87.

RODRÍGUEZ-Miranda, F., Luís, M., & Monteiro, R. (2015). Animais versus plantas e Estudo do Meio: Estudo comparativo de oito manuais escolares de duas editoras portuguesas. Omnia Revista Interdisciplinas de Ciências e Artes, 2, 79-89.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Comment