Práticas de Tecnologia da Informação Verde em Instituições de Ensino Superior: uma revisão sistemática / Green Information Technology practices in University educational institutions: A sistematic review

Autores

  • Kathiane Galdino Maia Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Romilson Marques Cabral Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Marco Aurélio Benevides de Pinho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Jorge da Silva Correia-Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3468

Resumo

Resumo: O objetivo central do estudo é identificar as práticas de Tecnologia da Informação Verde que têm sido adotadas em Instituições de Ensino Superior. Além das referidas práticas, foram elencadas as dificuldades e os benefícios percebidos em seu processo de implementação. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura publicada entre os anos de 2015 e 2020 nas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, sendo selecionados 7 estudos para análise. As práticas de TI Verde mais recorrentes estão voltadas ao gerenciamento de resíduos, com descarte adequado e reciclagem de resíduos eletrônicos. Entre as dificuldades enfrentadas, destaca-se a falta de conhecimento e engajamento sobre a temática de sustentabilidade e TI Verde. Já entre os benefícios percebidos, destacam-se ganhos ambientais e financeiros, relacionados à economia de energia, redução de emissão de CO² na atmosfera, e diminuição de custos com aquisição de TI.

Palavras-chave: TI Verde; universidade; ensino superior; revisão sistemática.

Abstract: The main objective of the study is to identify the Green Information Technology practices that have been adopted in University education institutions. In addition to the aforementioned practices, the difficulties and benefits perceived in their implementation process were listed. A systematic review of the literature published between 2015 and 2020 was carried out in the databases of the Capes Periodicals Portal and the Digital Library of Theses and Dissertations, and 7 studies were selected for analysis. The most recurrent Green IT practices are focused on waste management, with proper disposal and recycling of electronic waste. Among the difficulties faced, the lack of knowledge and engagement about sustainability and Green IT stands out. Among the perceived benefits, environmental and financial gains stand out, related to energy savings, reduction of CO² emission in the atmosphere, and reduction of costs with IT acquisition.

Keywords: Green IT, university, University education, sistematic review.

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Biografia do Autor

Kathiane Galdino Maia Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

[1] Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: [email protected], Recife, Pernambuco, Brasil.

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

[2] Professor doutor vinculado ao PROFIAP da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), E-mail: [email protected], Recife, Pernambuco, Brasil.

Romilson Marques Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

[3] Professor doutor vinculado ao PROFIAP da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), E-mail: [email protected], Recife, Pernambuco, Brasil.

Marco Aurélio Benevides de Pinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

[4] Professor doutor vinculado ao PROFIAP da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), E-mail: [email protected] , Recife, Pernambuco, Brasil.

 

Jorge da Silva Correia-Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

[5] Professor doutor vinculado ao PROFIAP da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), E-mail: [email protected] , Recife, Pernambuco, Brasil.

 

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos