Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD

Autores

  • Thaina Ribeiro Firmino Campelo Universidade San Carlos - USC
  • Francisco Renato Silva Ferreira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Miguel Melo Ifadireó Universidade do Estado de Pernambuco (UPE)
  • Maria Arnalda Lima Belo Silva Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte
  • Cícera Simone Ferreira Silva Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3464

Palavras-chave:

História. TDAH. Tipos e graus

Resumo

Resumo: A ideia sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade acumulou historicamente diferentes perspectivas e formas de lidar com os indivíduos com essa singularidade, ocasionando em mitos e maus-tratos. Diante desse fato, objetivou-se compreender o processo histórico de transtorno. Especificamente, objetivou-se entender o surgimento da origem de estudo desse transtorno; perceber as perspectivas dos diferentes estudos que apontam uma direção para o referido transtorno; refletir sobre as implicações da ideia hoje concebida sobre o assunto. A base teórica foi fundamentada em Amorim (2019); na Associação Americana de Psiquiatria (1995 – 2014); na Associação Brasileira de Déficit de Atenção (2016), em Côas (2011); Condemarín, Gorostegui e Milicic (2006); Larroca e Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde e Mattos (2003) e Santos (2017). Por meio de estudo bibliográfico de cunho qualitativo e análise indutiva, pode-se constatar que existem possibilidades de origem, tipos e grau do problema que precisam ser interpretados e diante dos resultados agir em conformidade.

Palavras-chave: História. TDAH. Tipos e graus.

Abstract: The idea about attention deficit hyperactivity disorder has historically accumulated different perspectives and ways of dealing with individuals with this singularity, causing myths and mistreatment. Given this fact, the objective was to understand the historical process of disorder. Specifically, the objective was to understand the origin of the study origin of this disorder; perceive the perspectives of the different studies that point to a direction for the referred disorder; reflect on the implications of the idea conceived today on the subject. The theoretical basis was based on Amorim (2019); the American Psychiatric Association (1995 - 2014); at the Brazilian Attention Deficit Association (2016), in Côas (2011); Condemarín, Gorostegui and Milicic (2006); Larroca and Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde and Mattos (2003) and Santos (2017). Through a qualitative bibliographic study and inductive analysis, it can be seen that there are possibilities of origin, types and degree of the problem that need to be interpreted and in view of the results to act accordingly.

Keywords: Story. ADHD. Types and grades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaina Ribeiro Firmino Campelo, Universidade San Carlos - USC

Mestra em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos - USC - Paraguai. Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte, Brasil. – UNIJUAZEIRO. Professora efetiva na Rede Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Ceará – SEDUC/JN. E-mail: [email protected]

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). E-mail: [email protected]

Miguel Melo Ifadireó, Universidade do Estado de Pernambuco (UPE)

Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibero-Americana do Paraguai (UIA/PY). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Mestre em Criminologia e Direito Internacional e Europeu e Educação Intercultural e Inclusiva pela Universidade de Hamburgo/Alemanha. Professor Associado da Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) e Professor Efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Docência em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (MePESa/ UNILEÃO). E-mail: [email protected]

Maria Arnalda Lima Belo Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

Mestra em Educação pelo Centro Universitário Eaprenda Elearning. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú – (UVA). Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Souza – (SOUZA). Professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte – (SEDUC/JN). E-mail: [email protected]

Cícera Simone Ferreira Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Dom José de Educação e Cultura – (IDJ). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte – (FJN).. E-mail: [email protected]

Referências

AMORIM, Cacilda. Sintomas TDAH tipo desatento. Publicado em 2019. Disponível em: <https://dda-deficitdeatencao.com.br/tdah-sintomas/sintomas-tdah-tipo-desatento-distraido.html>. Acesso em: 14 jul 2021.

ARAÚJO, Joselaine da Silva Gonçalves de ; TEIXEIRA, Verônica Rejane Lima. TDAH – Déficit de Atenção no Contexto Escolar. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2020, vol.14, n.53, p. 858-866. ISSN: 1981-1179.

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM IV. Tradução de Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

______. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM V. Publicado em 2014. Disponível em: . Acesso em 13 jul 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. Quem somos. Publicado em 2016. Disponível em: <https://tdah.org.br/a-abda/quem-somos/>. Acesso em: 14 jul 2021.

CYPEL, Saul. Déficit de Atenção e Hiperatividade e as Funções Executivas. Atualização para pais, professores e profissionais da saúde. Lemos Editorial: São Paulo, 2007.

CÔAS, Danielly Berneck. O transtorno de déficit de Atenção (TDAH) na escola: Compreensão de professores do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade do Oeste de Santa Catarina. Publicado em 2011. Disponível em: <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 13 jun 2021.

CONDEMARÍN, Mabel; GOROSTEGUI, María Elena; MILICIC, Neva. Transtorno do Déficit de Atenção: estratégias para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.

FARREL, Michael. Dificuldades de Aprendizagem moderadas, graves e profundas: guia do professor. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LARROCA, Lilian Martins; DOMINGOS, Neide Micelli. TDAH – Investigação dos critérios para diagnóstico do subtipo predominantemente desatento. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Número 1, Janeiro/Junho de 2012: 113-123. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v16n1/12.pdf>. Acesso em: 09 fev 2022.

LOBATO, Alexia Lima; DA HORA, Ana Flávia Lima Teles. Apresentação dos sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças com Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 750-763. ISSN: 1981-1179.

MACÊDO, Luciana Maria de Souza. Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, 2016. Disponível em: . Aceso em: 12 mar 2022.

PATTO, M. H. S. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: TA Queiroz, Reimpressão, 1996.

ROHDE, Luis Augusto; MATTOS, Paulo. Princípios e Praticas em TDAH – Transtorno de déficit de Atenção/Hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SANTOS, Marilda Cicone Franco dos. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: revisão integrada de dados para orientação de professores. Dissertação de Mestrado. Universidade de Araraquara, 2017. Disponível em: <https://m.uniara.com.br/arquivos/file/ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/producao-intelectual/dissertacoes/2017/marilda-cicone-franco-santos.pdf> . Aceso em: 12 fev 2022.

SIGNOR, Rita; SANTANA, Ana Paula. TDAH e medicalização: Implicações neurolinguísticas e Educacionais do Transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade. São Paulo: Plexus, 2016.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos