Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade TDAH / Notes on the Official History of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder ADHD

Autores

  • Thaina Ribeiro Firmino Campelo Universidade San Carlos - USC
  • Francisco Renato Silva Ferreira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Miguel Melo Ifadireó Universidade do Estado de Pernambuco (UPE)
  • Maria Arnalda Lima Belo Silva Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte
  • Cícera Simone Ferreira Silva Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3464

Palavras-chave:

História. TDAH. Tipos e graus

Resumo

Resumo: A ideia sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade acumulou historicamente diferentes perspectivas e formas de lidar com os indivíduos com essa singularidade, ocasionando em mitos e maus-tratos. Diante desse fato, objetivou-se compreender o processo histórico de transtorno. Especificamente, objetivou-se entender o surgimento da origem de estudo desse transtorno; perceber as perspectivas dos diferentes estudos que apontam uma direção para o referido transtorno; refletir sobre as implicações da ideia hoje concebida sobre o assunto. A base teórica foi fundamentada em Amorim (2019); na Associação Americana de Psiquiatria (1995 – 2014); na Associação Brasileira de Déficit de Atenção (2016), em Côas (2011); Condemarín, Gorostegui e Milicic (2006); Larroca e Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde e Mattos (2003) e Santos (2017). Por meio de estudo bibliográfico de cunho qualitativo e análise indutiva, pode-se constatar que existem possibilidades de origem, tipos e grau do problema que precisam ser interpretados e diante dos resultados agir em conformidade.

Palavras-chave: História. TDAH. Tipos e graus.

Abstract: The idea about attention deficit hyperactivity disorder has historically accumulated different perspectives and ways of dealing with individuals with this singularity, causing myths and mistreatment. Given this fact, the objective was to understand the historical process of disorder. Specifically, the objective was to understand the origin of the study origin of this disorder; perceive the perspectives of the different studies that point to a direction for the referred disorder; reflect on the implications of the idea conceived today on the subject. The theoretical basis was based on Amorim (2019); the American Psychiatric Association (1995 - 2014); at the Brazilian Attention Deficit Association (2016), in Côas (2011); Condemarín, Gorostegui and Milicic (2006); Larroca and Domingos (2012); Macêdo (2016); Rohde and Mattos (2003) and Santos (2017). Through a qualitative bibliographic study and inductive analysis, it can be seen that there are possibilities of origin, types and degree of the problem that need to be interpreted and in view of the results to act accordingly.

Keywords: Story. ADHD. Types and grades.

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Biografia do Autor

Thaina Ribeiro Firmino Campelo, Universidade San Carlos - USC

Mestra em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos - USC - Paraguai. Especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte, Brasil. – UNIJUAZEIRO. Professora efetiva na Rede Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Ceará – SEDUC/JN. E-mail: thainacampelo@hotmail.com

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). E-mail: norf20@hotmail.com

Miguel Melo Ifadireó, Universidade do Estado de Pernambuco (UPE)

Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibero-Americana do Paraguai (UIA/PY). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Mestre em Criminologia e Direito Internacional e Europeu e Educação Intercultural e Inclusiva pela Universidade de Hamburgo/Alemanha. Professor Associado da Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) e Professor Efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Docência em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (MePESa/ UNILEÃO). E-mail: miguel.ifadireo@upe.br

Maria Arnalda Lima Belo Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

Mestra em Educação pelo Centro Universitário Eaprenda Elearning. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Vale do Acaraú – (UVA). Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Souza – (SOUZA). Professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte – (SEDUC/JN). E-mail: maria.arnalda@seduc.juazeiro.ce.gov.br

Cícera Simone Ferreira Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte

MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Dom José de Educação e Cultura – (IDJ). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte – (FJN).. E-mail: cicera.simone@seduc.juazeiro.ce.gov.br

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos