Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education

Autores

  • Cláudio Alencar Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia -FACITE
  • Lídia Araújo Silva Bento Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR
  • Denise Ferreira Mendonça dos Anjos Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3462

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Letramento, Educação Infantil

Resumo


Resumo: O objetivo deste estudo é compreender sobre a importância das Metodologias Ativas para as práticas do letramento no ensino-aprendizagem dos estudantes na educação infantil. O professor dentro da sala de aula precisa criar uma ação educacional, através do letramento para desenvolver os estudantes com o uso das práticas pedagógicas e as metodologias de ensino, elaborando um plano amplo que torne o indivíduo capaz de interpretar de forma deliberada diversas situações textuais e compreenda os contextos ali ensinados, compreendendo mais ainda sobre os contextos e da vida cotidiana. Através disso, a metodologia deste trabalho irá decorrer através de estudo bibliográfico, a partir de livros, artigos e revistas sobre a temática de letramento e das metodologias ativas, buscando e analisando sua importância para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais. Além de, identificar a contribuição nas dimensões da sala de aula; incentivando os professores na melhoria de seus processos de ensino, através do letramento, nas diversas disciplinas; e, compreender os desafios do educador no ensino-aprendizagem atualmente.

Palavras-chave: Metodologias Ativas; Letramento; Educação Infantil.

Abstract: The objective of this study is to understand the importance of Active Methodologies for literacy practices in the teaching and learning of students in early childhood education. The teacher within the classroom needs to create an educational action, through literacy to develop students with the use of pedagogical practices and teaching methodologies, developing a broad plan that makes the individual capable of deliberately interpreting different situations. texts and understand the contexts taught there, understanding even more about the contexts and everyday life. Through this, the methodology of this work will take place through a bibliographic study, from books, articles and magazines on the subject of literacy and active methodologies, seeking and analyzing its importance for teaching and learning in the early grades. In addition to identifying the contribution in the dimensions of the classroom; encouraging teachers to improve their teaching processes, through literacy, in the various disciplines; and, to understand the challenges of the educator in the teaching-learning nowadays.

Keywords: Active Methodologies; literacy; Child education.


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Biografia do Autor

Cláudio Alencar, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia -FACITE

Mestrando em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF); Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Universidade Federal de Pernambuco), Gestão Pública (Universidade do Vale do São Francisco-UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF) e em Ensino da Matemática (UNIVASF). Bacharelado em Administração (Universidade Cruzeiro do Sul) e Licenciatura Plena em Pedagogia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia - FACITE). E-mail: [email protected];

Lídia Araújo Silva Bento, Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR

Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Educação Infantil (Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI), e em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR) e em Letras Português (UNOPAR). E-mail: [email protected];

Denise Ferreira Mendonça dos Anjos, Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR

Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial (FAVENI), e em Alfabetização e Letramento (Centro Universitário Barão de Mauá-  CUBM); Licenciatura Plena em Pedagogia (UNOPAR).

  E-mail: [email protected]@hotmail.com

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos