Contribuição das Metodologias Ativas para as Práticas do Letramento no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil / Contribution of Active Methodologies to Literacy Practices in Teaching-Learning in Early Childhood Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3462Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Letramento, Educação InfantilResumo
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender sobre a importância das Metodologias Ativas para as práticas do letramento no ensino-aprendizagem dos estudantes na educação infantil. O professor dentro da sala de aula precisa criar uma ação educacional, através do letramento para desenvolver os estudantes com o uso das práticas pedagógicas e as metodologias de ensino, elaborando um plano amplo que torne o indivíduo capaz de interpretar de forma deliberada diversas situações textuais e compreenda os contextos ali ensinados, compreendendo mais ainda sobre os contextos e da vida cotidiana. Através disso, a metodologia deste trabalho irá decorrer através de estudo bibliográfico, a partir de livros, artigos e revistas sobre a temática de letramento e das metodologias ativas, buscando e analisando sua importância para o ensino e aprendizagem nas séries iniciais. Além de, identificar a contribuição nas dimensões da sala de aula; incentivando os professores na melhoria de seus processos de ensino, através do letramento, nas diversas disciplinas; e, compreender os desafios do educador no ensino-aprendizagem atualmente.
Palavras-chave: Metodologias Ativas; Letramento; Educação Infantil.
Abstract: The objective of this study is to understand the importance of Active Methodologies for literacy practices in the teaching and learning of students in early childhood education. The teacher within the classroom needs to create an educational action, through literacy to develop students with the use of pedagogical practices and teaching methodologies, developing a broad plan that makes the individual capable of deliberately interpreting different situations. texts and understand the contexts taught there, understanding even more about the contexts and everyday life. Through this, the methodology of this work will take place through a bibliographic study, from books, articles and magazines on the subject of literacy and active methodologies, seeking and analyzing its importance for teaching and learning in the early grades. In addition to identifying the contribution in the dimensions of the classroom; encouraging teachers to improve their teaching processes, through literacy, in the various disciplines; and, to understand the challenges of the educator in the teaching-learning nowadays.
Keywords: Active Methodologies; literacy; Child education.
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