Contribuições da Educação Física no Ensino Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v9i27.346Resumo
O presente estudo trata sobre a contribuição do componente curricular Educação Física de forma sistematizada na primeira etapa da Educação Básica, ou seja, no Ensino Infantil, levantando questionamentos e discussões pertinentes em torno da questão em tela. Tenciona mostrar subsídios da prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil como ferramenta eficaz na formação cidadã das crianças. Nesse sentido, em função das nossas inquietações, surgiu o seguinte problema de pesquisa: Como a Educação Física contribui no Ensino Infantil? Acreditamos que a prática pedagógica da Educação Física no ensino infantil tem um papel fundamental, propiciando vivências e experiências de atividades diversificadas no desenvolvimento da criança, permitindo ajudar de maneira destacada no processo de formação cognitiva, motora, afetiva e social desses educandos. Nesses termos, refletimos sobre a necessidade de se inserir a Educação Física na primeira etapa da Educação Básica ao invés de concebê-la apenas como momentos de práticas de caráter meramente recreativos e despretensiosos de uma educação efetivamente humana e engajada com a realidade na qual os sujeitos estão submetidos.
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