Imprensa, Educação e Sociedade: Diálogos a partir da Perspectiva da Educação Popular / Press, Education and Society: Dialogues from the Perspective of Popular Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3458Resumo
Resumo:O objetivo do presente artigo é analisar as relações entre imprensa, educação e sociedade a partir da perspectiva de Educação Popular. Assim, esta discussão situa-se, em princípio, na reflexão sobre a constituição histórica da Educação Popular como programa político de educação inserido no campo das disputas sociais, para posteriormente pensar o lugar que os veículos de imprensa ocupam dentro dos processos de construção de modelos pedagógicos alternativos e novas formas de aprendizagens, podendo atuar como instrumento ideológico a serviço dos interesses e da formação política das classes populares. A metodologia aplicada neste trabalho é de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa. A partir das análises de autores como Gramsci e Lênin, discute-se como os meios de comunicação se constituem forças ativas no interior das lutas sociais, que acontecem não apenas no campo econômico como também no político e cultural e refletem os processos educativos, em direção à construção do pensamento crítico que promova a ação organizada das massas com vistas a uma transformação estrutural da sociedade capitalista. Também serão ressaltadas algumas das contribuições de Paulo Freire, cruciais para se refletir um projeto de Educação Popular contra-hegemônico, dentro do qual a imprensa exerceria papel preponderante.Palavras-chave: Educação Popular, Imprensa, Educação Política, Sociedade.
Abstract: The purpose of this article is to analyze the relationship between the press, education and society from the perspective of Popular Education. Thus, this discussion is located, at first, in the reflection on the historical constitution of Popular Education as a political education program inserted in the field of social disputes, to later think about the place that the press occupies within the processes of building alternative pedagogical models and new forms of learning, which can act as an ideological instrument at the service of the interests and political formation of the popular classes. The methodology applied in this work is a bibliographic review and a qualitative approach. Based on the analysis of authors such as Gramsci and Lenin, it is discussed how the media are active forces within social struggles, which happen not only in the economic field, but also in the political and cultural, and reflect the educational processes, in towards the construction of critical thinking that promotes the organized action of the masses with a view to a structural transformation of capitalist society. Some of Paulo Freire's contributions will also be highlighted, crucial for reflecting a project of Popular Education against hegemony, in which the press would play a leading role.
Keywords: Popular Education, Press, Political Education, Society.
Downloads
Referências
AMARAL, Márcia Franz. Imprensa popular: sinônimo de jornalismo popular?. In: INTERCOM, 29., 2006, Brasília, DF. Anais eletrônicos [...]. Brasília, DF: UnB, 2006. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/63557889706955819390718237293726753880.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
ASSUMPÇÃO, Raiane; LANDGRAF, Flávia Landucci; PRETURLAN, Renata Barreto. Leitura de mundo na perspectiva freiriana: desafios contemporâneos da Educação Popular. In: ASSUMPÇÃO, Raiane (org.). Educação Popular na perspectiva freiriana. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. p. 75-92. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/88/1/FPF_PTPF_12_066.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009.
BRAVO, Guilherme Pigozzi; OLIVEIRA, Tiago Siqueira de. O Partido Midiático: imprensa e construção da hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO, 6., 2014, São Paulo. Anais eletrônico [...]. São Paulo: Unesp, 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/home/eventos/2014/viseminariointernacionalteoriapoliticadosocialismo/o_partido_guilherme.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na Oficina do Historiador: conversas sobre História e Imprensa. Projeto História, São Paulo, v. 35, n. 35, p. 253-270, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2221. Acesso em: 8 maio 2021.
FERREIRA, Alane Sousa. Mulheres vermelhas: a atuação das militantes do Partido Comunista do Brasil (PCB) no jornal Momento Feminino (1947-1950). 2019. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FIGUEIREDO, Daniel Augusto de. História da Educação Popular: uma leitura crítica. In: ASSUMPÇÃO, Raiane (org.). Educação Popular na perspectiva freiriana. São Paulo: Paulo Freire, 2009. p. 55-74. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/88/1/fpf_ptpf_12_066.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: os intelectuais. O princípio educativo.
Jornalismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. Disponível em: https://static.fecam.net.br/uploads/1521/arquivos/1349631_antonio_gramsci___cadernos_do_carcere___vol_II.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.
GRAMSCI, Antonio. Os jornais e os operários. Marxists Internet Archive, 2005. Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/gramsci/1916/mes/jornais.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. Disponível em: http://www.adm.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/fundamentos_de_metodologia_cienti%cc%81fica.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
LÊNIN, Vladimir. Que fazer?. São Paulo: Hucitec, 1988.
MORAES, Dênis. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 54-77, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/12420/0. Acesso em: 25 abr. 2021.
LUIZ, Ronilson de Souza; CORREIA, Zilma Soares. Desigualdades Raciais e a Educação Brasileira:Alguns Pontos Estruturais. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2021, vol.15, n.55, p. 605-620, ISSN: 1981-1179
REIS, Claudio. O Marxismo e a Educação Popular. Movimento-Revista de Educação, Niterói, v. 7, n. 12, p. 54-75, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/34805/portugu%c3%aas. Acesso em: 19 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.