A importância do marketing de relacionamento para construir uma fidelização com os clientes de uma clínica na cidade de Imperatriz- MA / The Importance of relationship marketing to build customer loyalty in a clinic in the city of Imperatriz-MA

Autores

  • Izabele Rodrigues Vasconcelo Unidade De Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)
  • Francilice Rodrigues Silva UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3452

Palavras-chave:

Marketing. Marketing de relacionamento. Evolução do marketing

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta a importância da evolução do marketing de relacionamento dentro de uma organização, ligando o consumidor e a instituição, analisando e utilizando o produto, preço, praça e promoção, adquirindo uma visão de construir um relacionamento proporcionando a satisfação aos clientes, buscando sempre a fidelização dos clientes. Tem como objetivo analisar e identificar os impactos gerados no consumidor levando em conta o grande avanço das mídias sociais.  Ademais, o trabalho utilizou a pesquisa de campo, quantitativa para levantar informações sobre a visão dos clientes sobre o marketing de relacionamento, proporcionando o conhecimento, desejo e a necessidade do consumidor e na  pesquisa bibliográfica, foram utilizados os autores de marketing ampliando ainda mais o conhecimento sobre a utilização do marketing de relacionamento dentro de uma empresa e a sua importância, ampliando o conhecimento e utilizado a internet a seu favor, como foi observado nos resultados positivos obtidos.  

Palavras-chave: Marketing. Marketing de relacionamento. Evolução do marketing.

Abstract: This article presents great importance of the evolution of relationship marketing within an organization, linking the consumer and the institution, analyzing and using the product, price, place and promotion, acquiring a vision of building a relationship providing customer satisfaction, seeking always customer loyalty. It aims to analyze and identify the impacts generated on the consumer taking into account the great advance of social media. In addition, the work used quantitative field research to gather information about the customers' view of relationship marketing, providing the knowledge, desire and need of the consumer and the bibliographic research, several marketing authors were used, further expanding the knowledge about the use of relationship marketing within a company and its importance, expanding knowledge and using the internet in its favor, as observed in the positive results obtained. .

Keywords: Marketing. Marketing of relationship. Marketing evolution.

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Biografia do Autor

Izabele Rodrigues Vasconcelo, Unidade De Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)

1]Artigo apresentado ao Curso de administração na Unidade De Ensino Superior Do Sul Do Maranhão – (UNISULMA)

²Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração da Unidade De Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).  E-mail: [email protected]

Francilice Rodrigues Silva, UNINTER

³ Professor Orientador. MBA em Administração e Marketing, pela UNINTER. Bacharel em Administração pela UEMA 2003


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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos