Desafios e Possibilidades na Atuação do Neuropsicopedagogo nas Instituições de Nível Superior / Challenges and Possibilities in the Performance of the Neuropsychopedagogue in Higher Level Institutions
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3445Palavras-chave:
Neuropsicopedagogia. Ensino Superior. Possibilidades. DesafiosResumo
Resumo:A Neuropsicopedagogia é uma área que contribui efetivamente para com as demandas do ensino superior quanto às dificuldades de aprendizagem e também de outras demandas que vão desde afetividade, autoestima, bloqueios, emoção, sexualidade, traumas, entre outros. Mas, qual é a relevância do neuropsicopedagogo na instituição de ensino superior? Para responder a esse problema, objetivou-se refletir sobre a relevância do neuropsicopedagogo na instituição de ensino superior como assessoria na superação dos problemas ali encontrados. Como objetivos específicos traçaram-se: Conhecer o papel da neuropiscopedagogia. Compreender como é a atuação desse profissional no espaço escolar. Entender algumas peculiaridades dos alunos de ensino superior. O estudo foi fundamentado em Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira e Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta e Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) e Universidade Federal de Pernambuco (2016). Essa pesquisa foi bibliográfica de cunho qualitativo com análise de dados a partir do método indutivo. Através da intervenção, os neuropsicopedagogos desenvolvem estratégias que permitem uma práxis educativa diferenciada e em parceria. Esse processo tem potencial para originar novos procedimentos educacionais que são capazes de superar paradigmas e entender a forma como o indivíduo aprende. A relevância desse profissional é de proporcionar condições de desenvolvimento, formação, aprendizagem e autonomia, pois o autoconhecimento e os métodos de desenvolvimento motivam o ser humano a desenvolver sua capacidade adaptativa que, por consequência, ajudam na independência e em favor do desenvolvimento da aprendizagem. Os maiores desafios a serem encontrados apresentados foram planejamento, organização da atuação desse profissional e desenvolvimento de parcerias funcionáveis.Palavras-chave: Neuropsicopedagogia. Ensino Superior. Possibilidades. Desafios.
Abstract: Neuropsychopedagogy is an area that effectively contributes to the demands of higher education regarding learning difficulties and also other demands that range from affectivity, self-esteem, blocks, emotion, sexuality, trauma, among others. So, what is the relevance of the neuropsychopedagogue in the institution of higher education? To answer this problem, the objective was to reflect on the relevance of the neuropsychopedagogue in the higher education institution as an adviser in overcoming the problems found there. As specific objectives were outlined: To know the role of neuropiscopedagogy. Understand how this professional works in the school environment. Understand some peculiarities of higher education students. The study was based on Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira and Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta and Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) and Universidade Federal de Pernambuco (2016). This research was a qualitative bibliography with data analysis using the inductive method. Through the intervention, neuropsychopedagogues develop strategies that allow a differentiated and partnership educational praxis. This process has the potential to originate new educational procedures that are able to overcome paradigms and understand the way the individual learns. The relevance of this professional is to provide conditions for development, training, learning and autonomy, as self-knowledge and development methods motivate human beings to develop their adaptive capacity, which, consequently, help in independence and in favor of the development of learning. The biggest challenges to be faced were planning, organizing the work of this professional and developing working partnerships.
Keywords: Neuropsychopedagogy. University education. Possibilities. Challenges.
Downloads
Referências
BEAUCLAIR, Joao. Neuropsicopedagogia: inserções no presente, utopias e desejos futuros. Rio de Janeiro: Essence All, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 19 jul 2021.
FERNANDEZ, Ana Cristina de Carvalho. Aportes de la Neuropsicopedagogía a la pedagogia. La visión de Jennifer Delgado. In: Desmistificación de la Neuropsicopedagogía. Colômbia, ASOCOPSIP, 2010. Disponível em: <http://licenciadospsicologiaypedagogia.blogspot.com/2010/02/aportes-de-la-neuropsicopedagogia-la.html>. Acesso em: 13 jul 2021.
FONSECA, Vitor. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. In: Revista Psicopedagogia, Portugal, 2014.
HENNEMANN, Ana Lúcia. Neuropsicopedagogia Clínica: Relatório de estágio. Novo Hamburgo: CENSUPEG, 2012.
LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. Coleção Docência em Formação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Atividades recreativas para divertir e ensinar. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
MIGLIORI, Regina. Neurociência e Educação. São Paulo: Brasil Sustentável, 2013.
LIMA, Francisco Renato. Sentidos da intervenção Neuropsicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem na pré-escola. In: Revista Multidisciplinar em Educação – EDUCA, v.4, n.7, p. 78-95, jan/abr, 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 jul 2021.
MELLO, Laura de. A importância da Neuropsicopedagogia na sala de aula. Monografia apresentada à Universidade Paulista – UNIP. São Paulo, 2015.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU, 2011.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: entrevista com a professora Marta Relvas. Publicado em 2012. Disponível em: <http://e-pesquisadora.blogspot.com.br/2012/04/neurociencia-e-educação-entrevista-com.html >. Acesso em: 19 jul 2021.
SBNPp. Código de Ética técnico profissional da Neuropsicopedagogia. Publicado em 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 jul 2020.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug; OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Volume 12, número 1. Janeiro/Junho, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf>. Acesso em: 19 jul 2021.
TOMÁS, Rita Antunes; FERREIRA, Joaquim Armando; ARAÚJO, Alexandra M.; ALMEIDA, Leandro S. Adaptação Pessoal e Emocional em Contexto Universitário: O Contributo da Personalidade, Suporte Social. In: Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 48-2, 2014, 87-107. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/55636029.pdf>. Acesso em: 19 jul 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Causas da evasão de alunos nos cursos de graduação presencial da UFPE. Publicado em 2016. Disponível em: <https://www.ufpe.br/documents/38954/371376/r_evaso_16.pdf/53642e52-41fb-4b43-b098-98db6a470176>. Acesso em: 19 jul 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.