Desafios e Possibilidades na Atuação do Neuropsicopedagogo nas Instituições de Nível Superior / Challenges and Possibilities in the Performance of the Neuropsychopedagogue in Higher Level Institutions

Autores

  • Luciana Maria Vilar Alves Universidade San Calos
  • Francisco Renato Silva Ferreira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Miguel Melo Ifadireó Universidade Federal de Pernambuco; Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Antônia Edna Belém Gomes Centro Universitário de Juazeiro do Norte
  • Vanessa de Carvalho Nilo Bitu Universidade Federal Rural de Pernambuco; Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Marlene Menezes de Souza Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3445

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia. Ensino Superior. Possibilidades. Desafios

Resumo

Resumo:A Neuropsicopedagogia é uma área que contribui efetivamente para com as demandas do ensino superior quanto às dificuldades de aprendizagem e também de outras demandas que vão desde afetividade, autoestima, bloqueios, emoção, sexualidade, traumas, entre outros. Mas, qual é a relevância do neuropsicopedagogo na instituição de ensino superior? Para responder a esse problema, objetivou-se refletir sobre a relevância do neuropsicopedagogo na instituição de ensino superior como assessoria na superação dos problemas ali encontrados. Como objetivos específicos traçaram-se: Conhecer o papel da neuropiscopedagogia. Compreender como é a atuação desse profissional no espaço escolar. Entender algumas peculiaridades dos alunos de ensino superior. O estudo foi fundamentado em Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira e Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta e Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) e Universidade Federal de Pernambuco (2016). Essa pesquisa foi bibliográfica de cunho qualitativo com análise de dados a partir do método indutivo. Através da intervenção, os neuropsicopedagogos desenvolvem estratégias que permitem uma práxis educativa diferenciada e em parceria. Esse processo tem potencial para originar novos procedimentos educacionais que são capazes de superar paradigmas e entender a forma como o indivíduo aprende. A relevância desse profissional é de proporcionar condições de desenvolvimento, formação, aprendizagem e autonomia, pois o autoconhecimento e os métodos de desenvolvimento motivam o ser humano a desenvolver sua capacidade adaptativa que, por consequência, ajudam na independência e em favor do desenvolvimento da aprendizagem. Os maiores desafios a serem encontrados apresentados foram planejamento, organização da atuação desse profissional e desenvolvimento de parcerias funcionáveis.

Palavras-chave: Neuropsicopedagogia. Ensino Superior. Possibilidades. Desafios.


Abstract: Neuropsychopedagogy is an area that effectively contributes to the demands of higher education regarding learning difficulties and also other demands that range from affectivity, self-esteem, blocks, emotion, sexuality, trauma, among others. So, what is the relevance of the neuropsychopedagogue in the institution of higher education? To answer this problem, the objective was to reflect on the relevance of the neuropsychopedagogue in the higher education institution as an adviser in overcoming the problems found there. As specific objectives were outlined: To know the role of neuropiscopedagogy. Understand how this professional works in the school environment. Understand some peculiarities of higher education students. The study was based on Beauclair (2014); Fernandez (2010); Fonseca (2014); Hennemann (2012); Libaneo, Oliveira and Toschi (2012); Maluf (2005); Migliori (2013); Lima (2017); Mello (2015); Moreira (2011); Relvas (2012); SBNPp (2016); Pimenta and Lima (2012); Teixeira et al (2008); Tomás et al (2014) and Universidade Federal de Pernambuco (2016). This research was a qualitative bibliography with data analysis using the inductive method. Through the intervention, neuropsychopedagogues develop strategies that allow a differentiated and partnership educational praxis. This process has the potential to originate new educational procedures that are able to overcome paradigms and understand the way the individual learns. The relevance of this professional is to provide conditions for development, training, learning and autonomy, as self-knowledge and development methods motivate human beings to develop their adaptive capacity, which, consequently, help in independence and in favor of the development of learning. The biggest challenges to be faced were planning, organizing the work of this professional and developing working partnerships.

Keywords: Neuropsychopedagogy. University education. Possibilities. Challenges.

 

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Biografia do Autor

Luciana Maria Vilar Alves, Universidade San Calos

Mestra em Ciências da Educação pela Universidade San Calos, USC, Paraguai. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, FIVALE. E-mail: [email protected];

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). E-mail: [email protected]

Miguel Melo Ifadireó, Universidade Federal de Pernambuco; Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibero-Americana do Paraguai (UIA/PY). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Mestre em Criminologia e Direito Internacional e Europeu e Educação Intercultural e Inclusiva pela Universidade de Hamburgo/Alemanha. Professor Associado da Universidade do Estado de Pernambuco (UPE) e Professor Efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Docência em Saúde do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (MePESa/ UNILEÃO). E-mail: [email protected]

Antônia Edna Belém Gomes, Centro Universitário de Juazeiro do Norte

Mestra pelo em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Programa de Pós-Graduação Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/CAEd). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAMEESP). Docente no Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO) E-mail: [email protected]

 


Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Universidade Federal Rural de Pernambuco; Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil. Mestra em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação em Saúde Pública.  Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissionalizante em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Marlene Menezes de Souza Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Graduação em Enfermagem e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte; Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio; Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú. Professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Referências

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos