Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar / Literacy And Initial Reading Instruction: Conceptions and Pedagogical Practices in the School Environment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3429

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação

Resumo

Resumo: A presente pesquisa aborda a temática sobre Alfabetização e Letramento: Concepções e práticas pedagógicas no âmbito escolar. Contextualiza e enfatiza como o docente vem trabalhando as práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem referente à alfabetização no ensino fundamental I das escolas da rede pública municipal da cidade de Miraíma/CE. A amostra não probabilística, contou com 24 professores que atuam no ensino fundamental I da rede municipal de ensino, 04 gestores e 04 coordenadores pedagógicos, que atuam, respectivamente, na zona urbana e rural do referido município. Seu aporte teórico foi construído na perspectiva dos autores:  Freire (1981;1983); Ferreiro (2013); Dowing, 1990) e Soares (2017), dentre outros. Os resultados expressaram que existe, em certa medida, uma visão conjunta em relação à importância de se adotar práticas pedagógicas mais lúdicas e interativas. Entretanto, alguns obstáculos e dificuldades foram mencionados, especialmente no tocante à participação dos pais no processo de educação dos filhos e o acesso a materiais pedagógicos variados na escola.

 Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Práticas pedagógicas. Formação.

 

Abstract: This research addresses the issue of literacy and initial reading instruction: Conceptions and pedagogical practices in the school environment. It contextualizes and emphasizes how the teacher has been working with pedagogical practices in the teaching-learning process regarding literacy in elementary school I of municipal public schools in the city of Miraíma/CE. The non-probabilistic sample had 24 teachers who work in elementary school I of the municipal school system, 04 managers and 04 pedagogical coordinators, who work, respectively, in the urban and rural areas of that municipality. Its theoretical contribution was built from the perspective of the authors: Freire (1981;1983); Blacksmith (2013); Dowing, 1990) and Soares (2017), among others. The results expressed that there is, to a certain extent, a joint vision regarding the importance of adopting more playful and interactive pedagogical practices. However, some obstacles and difficulties were mentioned, especially regarding the participation of parents in the process of educating their children and access to varied pedagogical materials at school.

 Keywords: Teaching. Learning. Pedagogical practices. Formation.

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Biografia do Autor

Silvia Alexandre Moura Santos, Florida Christian University. Orlando-FL

1 Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Licenciatura em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pós-Graduada Latu sensu em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade KURIOS e Pós-Graduada em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Cursando mestrado pela FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE - UNIFUTURO, com o curso de Pós graduação já concluído, em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação.  Mestrado em Educação pela Florida Christian University. Orlando-FL. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Miraíma e de Itapipoca.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela
Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos
programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela
Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


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Publicado

2022-05-30

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Artigos