Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Cariri: Características Percebidas e Representações Sociais daTurma 3 / Professional Master's in Public Managementat the Federal University of Cariri: Perceived Characteristics and Social Representations of Class 3

Autores

  • Lílian Cavalcante Feitosa Universidade Federal do Cariri
  • Kátia Daniele Dutra Brito Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Francisca Cristiane Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Jeamy Kelly Alves Lopes Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri – UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3428

Palavras-chave:

Mestrado profissional, Desenvolvimento pessoal, Capacitação

Resumo

Resumo: O objetivo do presente estudo foi caracterizar e discutir as percepções e Representações sociais da turma 3 em relação a “Mestrado” e “Gestão Pública” com alunos recém-ingressos no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública – MPGP da UFCA. Participaram 16 alunos-servidores da instituição, com idades variando entre 29 a 45 anos (Média= 35,94; Dp=4,234), sendo 8 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. Os projetos foram dois de intervenção (12,5%) e quatorze de dissertação (87,5%), organizados em três categorias: Governança pública (37,5%); Assistência estudantil (31,25%) e Análise de situação (31,25%) . Sobre a percepção de Mestrado, duas categorias se sobressaíram: uma Positiva, com três subcategorias – Aprendizado 28 (62,2%); Crescimento 10 (22,2%) e Sentimento de Êxito 4 (8,9%).  E uma Categoria Negativa com 3 palavras eliciadas (6,7%). A tabela 3 e a Figura 2 ilustram melhor tais representações sociais. Já a percepção de Gestão Pública fez emergir duas Categorias: Elementos da Gestão 41 (85,4%) e Aperfeiçoamento 7 (14,6%). Os motivos para cursar o mestrado foram mais de ordem Pessoais 21 (75%) e institucionais 6 (21,4%), além da Qualidade do Curso oferecido 1 (3,6%). Quanto as Expectativas sobre o curso, estas versaram sobre Maior Conhecimento 6 (28,6%); Melhoria da prática profissional 7 (33,3%); de Resultados positivos 7 (33,3%) e Maior esforço 1 (4,8%). Relativamente as Dificuldades percebidas pelos mestrandos, foram categorizadas como: Conciliar o tempo 14 (58,3 %); Exigências acadêmicas 7 (29,2%); Falar em Público 2 (8,3%) e um respondente não vê dificuldades (4,2%).  Sobre os Benefícios visualizados, sobressaíram-se 2 categorias: Aperfeiçoamento pessoal 16 (51,6%) e Melhoria para a Instituição 15 (48,4%). O mestrado em Gestão Pública demonstrou ser de grande importância para os alunos e, por consequência para a Universidade. É possível que algum resultado referente a este estudo, possa conter certa limitação metodológica. Portanto deve ser considerado somente para a situação da turma 3 do MPGP-UFCA, não sendo apropriado sua generalização para outro contexto. Estudos sobre Mestrados Profissionais em Gestão Pública realizados em outras Instituições de Ensino Superior públicas, devem ser estimulados, para que possam ser utilizados como referências para comparação.

Palavras-chave: Mestrado profissional; Desenvolvimento pessoal; Capacitação.

 

Abstract: The aim of the present study was to characterize and discuss the perceptions and social representations of class 3 in relation to "Master's" and "Public Management" with students newly enrolled in the Professional Master's Course in Public Management - MPGP at UFCA. 16 student-servants of the institution participated, with ages ranging from 29 to 45 years (Average = 35.94; SD = 4.234), 8 females and 8 males. There were two intervention projects (12.5%) and fourteen dissertation projects (87.5%), organized into three categories: Public governance (37.5%); Student Assistance (31.25%) and Situation Analysis (31.25%) . Regarding the Master's perception, two categories stood out: one Positive, with three subcategories – Learning 28 (62.2%); Growth 10 (22.2%) and Feeling of Success 4 (8.9%). And a Negative Category with 3 elicited words (6.7%). Table 3 and Figure 2 better illustrate such social representations. The perception of Public Management led to the emergence of two Categories: Elements of Management 41 (85.4%) and Improvement 7 (14.6%). The reasons for taking the Master's were more Personal 21 (75%) and Institutional 6 (21.4%), in addition to the Quality of the Course offered 1 (3.6%). As for Expectations about the course, these were about Greater Knowledge 6 (28.6%); Improvement of professional practice 7 (33.3%); of Positive Results 7 (33.3%) and Greater Effort 1 (4.8%). Concerning the difficulties perceived by the master's students, they were categorized as: Reconciling time 14 (58.3%); Academic requirements 7 (29.2%); Public Speaking 2 (8.3%) and one respondent sees no difficulties (4.2%). Regarding the Benefits seen, 2 categories stood out: Personal Improvement 16 (51.6%) and Improvement for the Institution 15 (48.4%). The Master's in Public Management proved to be of great importance for the students and, consequently, for the University. It is possible that some result referring to this study may contain a certain methodological limitation. Therefore, it should be considered only for the situation of class 3 of the MPGP-UFCA, and its generalization to another context is not appropriate. Studies on Professional Masters in Public Management carried out in other public Higher Education Institutions should be encouraged, so that they can be used as references for comparison.

Keywords: Professional Master's; Personal development; Empowerment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Cavalcante Feitosa, Universidade Federal do Cariri

1 Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri e Pós-graduação no MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná. Servidora pública federal da Universidade Federal do Cariri. Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. E-mail: [email protected];

Kátia Daniele Dutra Brito, Universidade Federal do Cariri – UFCA

2 Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Servidora pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA. [email protected];

Francisca Cristiane Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri – UFCA

3 Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri. Gerente da Divisão de Gestão de Desempenho da Universidade Federal do Cariri. E-mail: [email protected];

Jeamy Kelly Alves Lopes, Universidade Federal do Cariri – UFCA

4 Graduação em Administração de Empresas na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialização em Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Servidora Pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA. E-mail: [email protected];

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri – UFCA

5 Doutorado em Psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Cariri. UFCA. E-mail: [email protected].

 

Referências

ADIZES, Ichak, Os Ciclos de Vida das Organizações: Como e Por que as Empresas Crescem e Morrem e O que Fazer a Respeito, São Paulo: Ed.Pioneira Thomson, 2002.

D'EL REY, G. J. F., e PACINI, C. A. Tratamento da fobia social circunscrita por exposição ao vivo e reestruturação cognitiva. Revista de Psiquiatria Clínica, 32, 2005, p.231-235.

FEITOSA, Lilian Cavalcante; SOARES, Maria Alinele Lucena; BRITO, Kátia Daniele Dutra; MELO, Sabrina Suerli Lucena; SOUZA, Francisca Cristiane Gomes de; LOPES, Jeamy Kelly Alves; OLIVEIRA, Gislene Farias de. Mestrado Profissional em Gestão Pública: Análise das Expectativas e Percepções dos alunos. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2019, vol.13, n.48, p. 361-386. ISSN: 1981-1179.

FEITOSA, Lilian Cavalcante; BRITO, Kátia Daniele Dutra; MELO, Sabrina Suerli Lucena; SOUZA, LUIZ I, João; Francisca Cristiane Gomes de; LOPES, Jeamy Kelly Alves; OLIVEIRA, Gislene Farias de.

Mestrado Profissional em Gestão Pública Turma 2: Percepções das dificuldades e dos benefícios associados. Mestrado Profissional em Gestão Pública: Análise das Expectativas e Percepções dos

alunos. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2021, vol.15, n.55, p. 327-353, ISSN:1981-1179

GIRDER, S.S.; TURNER, J.R.; SHERWOOD, A.; LIGHT, K.C. Gender diferences in blood pressure control during a variety of behavioral stressores. Psychosomatic Medicine, Baltimore, v. 52, p. 571-591, 1990.

KAUFMANN, Luiz. Passaporte para o ano 2000. São Paulo:

Makron-Books, 1990.

KLEBA, Maria Elisabeth; CARMELATTO, Dunia; FROZZA, Kenia Munaretti. Instrumentos e mecanismos de gestão: contribuições ao processo decisório em conselhos de políticas públicas. Rev. Adm. Pública 49 (4) • Jul-Aug 2015 • https://doi.org/10.1590/0034-7612125666

MEC. Portaria Normativa No 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <https://www.capes.gov.br /images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf>. Acesso em: 28.09. 2019.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec – Abrasco, 1993.

PEREZ-RAMOS, Juan. Motivação no trabalho: abordagens teóricas. Psicol. USP, São Paulo , v. 1, n. 2, p. 127-140, dez. 1990 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771990000200004& lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 maio 2022.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA – PRPGP/UFRN. Disponível em: < https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/ apresentação.jsf?lc =pt_BR&id=5679>. Acesso em 28.09.2019.

RIBEIRO, S. L. Processo ensino-aprendizagem: do conceito à análise do atual processo. Disponível em: <http://www.abpp.com.br/artigos/37.htm>. Acesso em: 16 abr. 2010.

RIBEIRO, Sidarta. Sonhos. De onde vêm as histórias que vivemos dormindo?. Ciências Hoje das Crianças (219). 3 páginas, 2010. Consultado em 25 de novembro de 2014. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2014.

ROBBINS, Stephen, P. Conflito e negociação. In: ______. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. cap. 14, p. 325-347.

SAAB, P.G.; MATTHEUS, K.A.; STONEY, C.M.; MCDONALD, R.H. Premenopausal and postmenopausal women differ in their cardiovascular and neuroendocrine responses to behavioral stressors. Psychophysiology, Baltimore, v.26, p. 270-280, 1989.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Ed. Best Seller: São Paulo. 4 ed, 1990.

SOARES, Maria Alinele Lucena; FEITOSA, Lilian Cavalcante; MELO, Sabrina Suerli Lucena; LUIZ I, João; SOUZA, Francisca Cristiane Gomes de; BRITO, Kátia Daniele Dutra; OLIVEIRA, Gislene

Farias de. Ações de capacitação de Servidores em Instituições Públicas de Ensino Superior: O Caso da Universidade Federal do Cariri. Id on Line Rev.Mult. Psic., Outubro/2019, vol.13, n.47, p. 981-998. ISSN: 1981-1179.

VERNON, M. D. Motivação humana. Tradução de L. C. Lucchetti. Petrópolis: Vozes, 1973. (trabalho original publicado em 1969).

VROOM, V. H. Work and Motivation (Nova Iorque: John Wiley, 1964), pp 55-71;

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos