Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3423Palavras-chave:
Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, AprendizagemResumo
Resumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.
Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem.
Downloads
Referências
ALENCAR, Cláudio; FLORIANO, Auriélia Coelho Isaque; EUGÊNIO, Aparecida Vieira Souza; TELES, Inalda Maria de Sá Carvalho. Gestão Pública Educacional: A Importância da Afetividade no Processo Educativo Infantil. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.44, p. 1006-1015. ISSN: 1981-1179.
ATLAS BRASIL. Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil. http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/caririacu_ce. Acessado em 29 de janeiro de 2020.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília: 1996.
BRASIL. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 6.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei n° 8069, 13 de julho de 1990. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>
BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-posições, [s.l.], v. 27, n. 1, p.155-177, abr. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607909.
CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
CARVALHO, Sandra; PIO, Paulo. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s.l.], v. 98, n. 249, p.1-20, 18 jun. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2729.
CEARÁ. Secretaria das Cidades. Estudo de Impacto Ambiental – EIA – Relatório de Impacto Ambiental – RIMA – para implantação do aterro sanitário regional do Cariri – Caririaçu-CE. Fortaleza. 2012.
CEARÁ. Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM). Superintendência estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Licença Prévia nº36/2013 DICOP – GECON. Fortaleza, CE. 5 de abril de 2013.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.
FRANCO, Francisco Carlos. As reuniões na escola e a construção coletiva do projeto educacional. São Paulo: Loyola, 2010.
FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. 5. ed. São Paulo: Moraes, 1984.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
HEIDRICH, Gustavo. A escola da família. Revista gestão escolar. Edição 003, AGOSTO/SETEMBRO 2009.
LEITE, LÚcia Helena Alvarez; RAMALHO, BÁrbara Bruna Moreira; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ARTIGO - A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A ESCOLA. Educação em Revista, [s.l.], v. 35, p.1-20, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698214079.
MEYER, D. E.; SOARES, R. de F.(orgs). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre : Mediação, 2004. em. São Paulo, nº. 123, fev. 2002.
MARCHESI, ÁLVARO; Gil H. Carlos. Fracasso Escolar - uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; FLORES, Maria José Batista Pinto; SILVA, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da. Políticas de inserção profissional na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: uma proposta em movimento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s.l.], v. 100, n. 256, p.1-20, 20 dez. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4128.
NASCIMENTO, Vagner Ferreira do; HATTORI, Thalise Yuri; TERÇAS-TRETTEL, Ana Cláudia Pereira. Desafios na formação de enfermeiros indígenas em Mato Grosso, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, [s.l.], v. 25, n. 1, p.47-56, jan. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020251.28952019.
NOGUEIRA, Raimundo Augusto. Mudanças na sociedade contemporâneas. Mundo Jovem. São Paulo, nº. 123, fev. 2002
NUNES, Bruno Eduardo Bastos Rolim et al. Social determinants of mortality due to visceral leishmaniasis in Brazil (2001-2015): an ecological study. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, [s.l.], v. 53, p.1-20, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0037-8682-0262-2019.
OLIVEIRA, Zilma de M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo; Cortez, 2011.
PARAGUASSU, Ana Lúcia C. B. et al. Situação sociodemográfica e de saúde reprodutiva pré e pós-gestacional de adolescentes, Feira de Santana, Bahia, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Feira de Santana, v. 1, n. 1, p.373-380, out. 2005.
PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.
RAUEN, Fábio José. Elementos de iniciação à pesquisa: inclui orientações para a referência de documentos eletrônicos. Rio do Sul: Nova Era, 1999.
RICHARDSON, R. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
REIS, Risolene Pereira. In. Mundo Jovem, nº. 373. Fev. 2007, p.6.
RIBEIRO, Vanda Mendes; VÓVIO, Cláudia Lemos. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, [s.l.], n. 2, p.71-87, set. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51372.
ROSARIO, Natiele Rios; AMORIM, Ivonete Barreto de; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. Desenvolvimento Profissional e implicações na atuação Docente: Retratos de egressas do Curso de Pedagogia PARFOR - Serrinha/BA. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 114-126.
ISSN: 1981-1179
SANTOS, Cristiane Cimelle da Silva; COSTA, Lucinalva Ferreira da; MARTINS, Edson. A PRÁTICA EDUCATIVA LÚDICA: UMA FERRAMENTA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ensaios PedagÓgicos: Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, Rebouças, v. 1, n. 1, p.74-89, dez. 2015.
SILVA, Algéria Varela. Vulnerabilidade Social e suas Consequências: O Contexto Educacional da Juventude na Região Metropolitana de Natal. In: Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste, 2007. Maceió.
SOARES, Leôncio. Educação de jovens e Adultos. p. 7-132 (Diretrizes Curriculares Nacionais) Rio de janeiro: DP&A, 2002.
SOUZA, Katia Reis de; MENDONÇA, André Luís de Oliveira. A ATUALIDADE DA ‘PEDAGOGIA DO OPRIMIDO’ NOS SEUS 50 ANOS: A PEDAGOGIA DA REVOLUÇÃO DE PAULO FREIRE. Trabalho, Educação e Saúde, [s.l.], v. 17, n. 1, p.1-20, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00188.
WILLIAMSON, Guillermo; HIDALGO, Carolina. AATÍCULO - LA PEDAGOGIA DEL OPRIMIDO, LA INVESTIGACIÓN EN SALA DE CLASES Y LOS PROFESORES COMO INVESTIGADORES. Educação em Revista, [s.l.], v. 35, p.1-20, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698222219.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.