Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process

Autores

  • Francileide Gomes de Oliveira Feitosa Faculdade Kurius, Ceará.
  • Maria Andrezza Gomes Maia Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Lucas Lima da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • João Antônio Carvalho Leitão Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Amanda Sobreira de Brito Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.
  • Larissa de Carvalho Bezerra Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.
  • Manoel Clemente de Sousa Neto Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.
  • Pedro Walisson Gomes Feitosa Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3423

Palavras-chave:

Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem

Resumo

Resumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.

Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Francileide Gomes de Oliveira Feitosa, Faculdade Kurius, Ceará.

[1] Pedagoga pela Faculdade Kurius; Gestora escolar; E-mail: [email protected];

Maria Andrezza Gomes Maia, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

2 Acadêmica do curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA);

Lucas Lima da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Acadêmico do curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA);

João Antônio Carvalho Leitão, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

 Acadêmico do curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA);

Amanda Sobreira de Brito, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.

Larissa de Carvalho Bezerra, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.

Manoel Clemente de Sousa Neto, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.

3 Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.

Pedro Walisson Gomes Feitosa, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Cariri (UFCA); E-mail: [email protected]

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos