Da Educação Superior: Um estudo sobre a Relação Professor-Aluno à partir da Perspectiva Psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v9i27.342Palavras-chave:
Professor. Aluno. Transferência. Desejo de Saber. Discurso.Resumo
O artigo pretende abordar as vicissitudes do processo de ensino-aprendizagem na educação superior, evidenciando os principais sujeitos envolvidos em tal processo, a saber: professores e alunos. Sendo assim, recorreu-se à abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. Utilizou-se como base ou unidade de análise a perspectiva psicanalítica que trabalha categorias como: afetividade, transferência, desejo de saber e discurso como laço social. Trabalhou-se também com teóricos que tratam especificamente da educação superior. Neste sentido, faz-se uma interface entre educação e psicanálise no intuito de propiciar uma maior compreensão da relação professor-aluno enquanto principal instrumento para que ocorra ou não aprendizagem e para que o desejo de saber do discente possa ser desenvolvido e constituir-se em verdadeiro campo para a construção de conhecimentos científicos.
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