Os Impactos da Pandemia do Covid-19 em Micro e Pequenas Empresas de Imperatriz – MA / The Impacts of the Covid-19 Pandemic on Micro and Small Businesses in Imperatriz – MA

Autores

  • Alisandra Dantas Elias Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA/IESMA
  • Rogerio Sales Silva Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA/IESMA https://orcid.org/0000-0002-7069-6790

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3411

Palavras-chave:

Micro e Pequenas Empresas, Pandemia, Inovações.

Resumo

Resumo: A pandemia provocada pelo COVID-19 no Brasil e no mundo, trouxe consequências graves para os mais diversos setores da sociedade, uma delas foi a economia, onde estão inseridas as Micro e Pequenas empresas (MPEs), que tiveram de procurar meios para sobreviver durante esse período. Os períodos de restrição de circulação de pessoas, forçaram os empresários a inovarem os seus métodos de gerenciamento, compra e venda de mercadorias para atender os clientes no conforto de suas casas. As MPEs por serem a maioria das empresas do país, foram as mais afetadas com esses surtos. Alguns processos como e-commerce, logística, meios de gerenciamento, tiveram que se adequar ao momento. O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos da pandemia do COVID-19 em micro e pequenas empresas de Imperatriz – MA. Para tal, foi realizada uma análise qualitativa utilizando a pesquisa bibliográfica e documental para subsidiar o estudo, como também pesquisa de campo, através de uma entrevista semi estruturada com alguns empreendedores. Foi identificado que as MPEs encontraram as mais diversas formas de comercializarem os seus produtos e serviços, e conseguiram manter o seu negocio diante do desafio de se ataptarem ao cenário de isolamento social.

Abstract: This article approaches the use of Competitive Intelligence (CI) in organizations. The research problem involves seeking an answer to the following question: What are the impacts of using competitive intelligence as a management strategy in companies? To answer this question, the article was prepared with the general objective of identifying the main benefits of using competitive intelligence as a management strategy in organizations. In addition, the concepts and challenges of its implementation will be presented, pointing out how competitive intelligence can be used to ensure competitive advantage. The study was carried out in a qualitative, exploratory way, based on a bibliographic review, seeking to highlight the impacts resulting from the use of CI in companies. As a result, it became evident that the use of Competitive Intelligence can help several business departments and ensure more efficient and effective decision-making.

Keywords: Competitive Intelligence; Companies; Strategy.

 

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Publicado

2022-05-30

Edição

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Artigos