Fundamentos da Gestão da Qualidade no Comércio Varejista de Imperatriz - MA uma Análise dos Processos Organizacionais de uma Loja de Autopeças em Tempos de Pandemia do COVID-19 / Fundamentals of Quality Management in the Retail Trade of Imperatriz - MA: an Analysis of the Organizational Processes of an Auto Parts Store in Time of the COVID-19 Pandemic
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3410Palavras-chave:
Fundamentos, Gestão da Qualidade, Autopeças, COVID-19.Resumo
Resumo: O mundo corporativo possui uma série de variáveis complexas que dificultam o alcance dos objetivos organizacionais. Os fundamentos da Gestão da Qualidade contribuem para minimização dos problemas. A respeito disso, o trabalho em questão buscou responder o seguinte questionamento: como os fundamentos da gestão da qualidade podem contribuir nas atividades de uma loja de varejo de autopeças de Imperatriz – MA em tempos de Pademia do COVID-19? Para tanto, foi delimitado como objetivo geral: verificar como os fundamentos da gestão da qualidade podem contribuir nas atividades de uma loja de varejo de autopeças de Imperatriz – MA em tempos de Pandemia do COVID-19. Os processos metodológicos empregados no presente enfatizaram-se a partir de uma investigação qualitativa de finalidade descritiva que ocorreu em forma de estudo de caso em uma loja do comércio varejista de autopeças localizada no Setor Entroncamento da cidade de Imperatriz – MA. Concluiu-se que os fundamentos da Gestão da Qualidade não eram conhecidos tecnicamente pela alta gestão da empresa, no entanto, existem diversas estratégias que foram empregadas que denotam de práticas, mesmo que empíricas dos fundamentos da Gestão da Qualidade e que as mesmas contribuíram e foram efetivas em meio as dificuldades enfrentadas no período da COVID-19, e que por essa razão foram adotadas para fazer parte dos processos organizacionais.
Abstract: The corporate world has a series of complex variables that make it difficult to achieve organizational goals. The fundamentals of Quality Management contribute to minimizing problems. In this regard, the work in question sought to answer the following question: how can the fundamentals of quality management contribute to the activities of an auto parts retail store in Imperatriz - MA in times of the COVID-19 pandemic? Therefore, it was defined as a general objective: to verify how the fundamentals of quality management can contribute to the activities of an auto parts retail store in Imperatriz - MA in times of the COVID-19 Pandemic. The methodological processes used in the present were emphasized from a qualitative investigation of descriptive purpose that took place in the form of a case study in a retail store of auto parts located in the Entroncamento Sector of the city of Imperatriz - MA. It was concluded that the fundamentals of Quality Management were not technically known by the company's top management, however, there are several strategies that were employed that denote practices, even if empirical, of the fundamentals of Quality Management and that they contributed and were effective in the midst of the difficulties faced in the period of COVID-19, and which for this reason were adopted to be part of the organizational processes.
Keywords: Fundamentals. Quality management. auto parts. COVID-19.
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