Inovação Frugal e Sustentabilidade / Frugal Innovation and Sustainability
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3405Palavras-chave:
Inovação Frugal, Sustentabilidade, Desenvolvimento, Organização.Resumo
Nos últimos anos, a inovação frugal vem sendo bastante estuda e comentada, não apenas no meio acadêmico, mas também, em grandes organizações sendo utilizada como estratégia no desenvolvimento de produtos para consumidores da base da pirâmide. Neste sentido, surge um problema de pesquisa a ser analisado: De que maneira a inovação frugal pode contribuir para o desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis? Para responder a este questionamento, o presente artigo foi elaborado com o objetivo de apresentar a relevância da inovação frugal como alternativa para o desenvolvimento de produtos ecológicos, sustentáveis e economicamente viáveis para as organizações. O artigo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica, sendo o processo metodológico qualitativo de forma descritiva. O principal resultado do artigo, foi a constatação de que as organizações podem investir em processos de fabricação, podendo advir da ideia frugal e sendo sustentável, para atender uma grande parcela da base da pirâmide econômica no mercado.Downloads
Referências
INSTITUTO INOVAÇÃO; Acesso em 22/02/2022. Disponível em: https://www.institutoinovação.com.br
BHATTI, Y. A.; VENTRESCA, M. How can ‘Frugal Innovation’ be conceptualized? SSRN Electronic Journal, jan. 2013. Disponível em: Acesso em: 22/02/22
FERNANDES NETO, Manuel; MACHADO, Denise Del Pra Netto; LEITE FILHO, Marcílio Antunes; Revisão Bibliográfica e Análise Bibliométrica: O Capital Intelectual e a Capacidade Absortiva na Inovação. Id on Line Rev.Mult. Psic., Julho/2021, vol.15, n.56, p. 367-389, ISSN:
-1179.
RADJOU, N.; PRABHU, J. Frugal Innovation: How to Do More with Less. London: Profile Books, 2014.
SINGHAL, V. The impact of emerging economies innovative new models of global growth and vitality are emerging. Vision, v. 35, n. 2, p. 12-14, 2011.
ZESCHKY, M.; WINTERHALTER, S.; GASSMANN, O. From Cost to Frugal and Reverse Innovation: Mapping the Field and Implications for Global Competitiveness. Research-Technology Management, v. 57, n. 4, p. 20-27, 2014.
PRAHALAD, C. K.; HART, S. L. The fortune at the bottom of the pyramid. Strategic Business, v. 26, p. 1-14, 2002.
CMMAD - Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro, RJ: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1988.
HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Guillen-Royo, M. (2019). Sustainable consumption and wellbeing: Does on-line shopping matter? Journal of Cleaner Production, 229.
Associação Brasileira de Embalagem. ABRE, 2021. Produtos e marcas sustentáveis crescem em meio á pandemia. Disponível em: https://www.abre.org.br/inovacao/produtos-e-marcas-mais-sustentaveis-crescem-em-meio-a-pandemia/#:~:text=Entre%20junho%20de%202019%20e,quais%2081%20mil%20s%C3%A3o%20brasileiros. Acesso em: 06/03/2022.
ROCHA, SILVA. Consumo na base da pirâmide estudos brasileiros. Rio de Janeiro: Mauad, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.