Empresas Inteligentes: Os benefícios do uso da inteligência competitiva como estratégia de gestão / Smart Companies: The benefits of using competitive intelligence as a management strategy

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DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3399

Resumo

Resumo: Este artigo faz uma abordagem acerca da utilização da Inteligência Competitiva (IC) nas organizações. A problemática da pesquisa envolve buscar resposta para o seguinte questionamento: Quais são os impactos do uso da inteligência competitiva como estratégia gerencial nas empresas? Para responder a esta questão, o artigo foi elaborado com o objetivo geral de identificar os principais benefícios do uso da inteligência competitiva como estratégia de gestão nas organizações. Além disso, apresentar-se-á os conceitos e os desafios da sua implementação, apontando de que forma a inteligência competitiva pode ser utilizada para garantir vantagem competitiva. O estudo foi realizado de forma qualitativa, exploratória, a partir de uma revisão bibliográfica, buscando evidenciar os impactos decorrentes do uso da IC nas empresas. Como resultado, evidenciou-se que o uso da Inteligência Competitiva pode auxiliar diversos departamentos empresariais e garantir uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz.

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Biografia do Autor

Josiano Cesar de Sousa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas; Mestre em Adminsitração.

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Publicado

2022-05-30

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Artigos