Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3398

Palavras-chave:

Texto multimodal, sequências textuais, ações interativas

Resumo

Os textos multimodais digitais estão presentes na vida cotidiana no mundo moderno e tornaram-se alvo de estudo porque também envolvem outros elementos além do texto verbal. O presente trabalho tem como objetivo verificar a ocorrência de sequências textuais em textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve procedimentos bibliográficos, enfoca a Análise Textual do Discurso e se baseia em sequências textuais, conforme proposto por Adam (2011). O corpus consiste no software Turma da Mônica e Creative Writer. Os resultados revelam que, nos textos analisados, existem ações interativas modeladas de acordo com sequências descritivas, narrativas, expositivas e dialógicas. A conclusão aponta que a maneira de acessar esse texto deve estar ancorada em bases antigas para ser entendida.

 

Abstract: Digital multimodal texts are present in everyday life in the modern world and have become a target of study because they also involve elements other than the verbal text. The present article aims to verify the occurrence of textual sequences in multimodal texts. This is qualitative research that involves bibliographic procedures, focuses on Textual Discourse Analysis and is based on textual sequences, as proposed by Adam (2011). The corpus consists of the Turma da Mônica and Creative Writer software. The results reveal that, in the analyzed texts, there are interactive actions modeled according to descriptive, narrative, expository and dialogic sequences. The conclusion points out that the way to access this text must be anchored in ancient bases to be understood.

 Keywords: Multimodal text, textual sequences, interactive actions.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Amorim Viana, Instituto Federal Sertão Pernambucano

Doutoranda em Letras, parceria UERN/IF SERTÃO - PE, mestrado em Letras – UFPE,  especialização em informática na educação-UFPE, graduação em Letras- UPE. Professora de Língua Portuguesa do IF SERTÃO-PE - Campus Petrolina.

Romana de Fátima Macedo, Instituto Federal Sertão Pernambucano

Doutoranda  em Letras, parceria UERN/IF SERTÃO – PE, possui especialização stricto sensu, por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos PPGESA. Docente do IF SERTÃO-PE - Campus Petrolina e da FACAPE - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

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Publicado

2022-05-30

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Artigos