Soluções tecnológicas para a formação de professores em Libras na modalidade de Educação a Distância / Technological solutions for teacher training in Libras in the Distance Education modality
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3396Palavras-chave:
Inclusão, Pessoas Surdas, Língua de Sinais.Resumo
O presente estudo teve por objetivo identificar soluções tecnológicas que podem contribuir para a formação de professores em Libras na modalidade de Educação a Distância (EaD). O método da pesquisa foi estruturado na forma de um mapeamento sistemático da literatura, a partir do qual foram selecionados e analisados 13 estudos primários relacionados ao tema, publicados entre 2014 e 2020. Como resultados, identificaram-se os sistemas de gestão de aprendizagem utilizados, bem como os principais recursos e atividades educacionais empregados com o propósito de formação nessa língua. O mapeamento evidenciou que a maioria das soluções apontadas na literatura são ferramentas, tipicamente, adotadas na EaD apenas adaptadas para a formação em Libras, com fragilidades que limitam o aprendizado da língua; isso reforça a necessidade de trabalhos futuros, concentrados no desenvolvimento de novas soluções que atendam os requisitos específicos para a formação nessa língua gesto-visual.Downloads
Referências
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