Soluções tecnológicas para a formação de professores em Libras na modalidade de Educação a Distância / Technological solutions for teacher training in Libras in the Distance Education modality

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3396

Palavras-chave:

Inclusão, Pessoas Surdas, Língua de Sinais.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar soluções tecnológicas que podem contribuir para a formação de professores em Libras na modalidade de Educação a Distância (EaD). O método da pesquisa foi estruturado na forma de um mapeamento sistemático da literatura, a partir do qual foram selecionados e analisados 13 estudos primários relacionados ao tema, publicados entre 2014 e 2020. Como resultados, identificaram-se os sistemas de gestão de aprendizagem utilizados, bem como os principais recursos e atividades educacionais empregados com o propósito de formação nessa língua. O mapeamento evidenciou que a maioria das soluções apontadas na literatura são ferramentas, tipicamente, adotadas na EaD apenas adaptadas para a formação em Libras, com fragilidades que limitam o aprendizado da língua; isso reforça a necessidade de trabalhos futuros, concentrados no desenvolvimento de novas soluções que atendam os requisitos específicos para a formação nessa língua gesto-visual.

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Biografia do Autor

Eric Nascimento de Oliveira, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí, e Especialização para Formação de Professores em Letras/LIBRAS. Atualmente é tradutor intérprete e Professor voluntário de Libras da Universidade Federal do Vale do São Francisco. [email protected];

Geida Maria Cavalcanti de Sousa, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em psicologia pela UFES. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com experiência na área de Educação. Continua como professora colaboradora do Mestrado em Psicologia e em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da Univasf. É editora da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf). [email protected];

João Carlos Sedraz Silva, UNIVASF - Iniversidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Engenharia Mecânica (UFBA), especialização em Educação a Distância (SENAC/AL), mestrado em Ciência da Computação (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação (UFPE). Foi professor da Universidade Federal da Bahia e, atualmente, é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). [email protected].

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão