Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses

Autores

  • Ivanete Rosa Silva Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda
  • Marlene Silva Menezes Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3394

Palavras-chave:

Enfermagem, Mindfulness, Produto Educacional, Saúde Mental

Resumo

O campo de intervenção de trabalhadores da área da saúde é muito complexo. No caso de enfermeiros, suas rotinas são constituídas por situações de grave complexidade, que podem deixá-los propensos ao incremento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Entende-se que tais profissionais, durante a sua formação acadêmica devem apreender práticas de autocuidado que assegurem sua saúde mental. O objetivo deste estudo foi desenvolver um workshop de Minffulness para discentes do curso de enfermagem, como forma de contribuir para a saúde mental e o autocuidado. Para tal, foi empreendida uma jornada metodológica composta de duas etapas. A primeira tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados subsidiaram a segunda etapa que consistiu na elaboração da proposta de um workshop realizada de acordo com a perspectiva da pesquisa metodológica. A saúde mental é condição básica para a prática profissional de enfermeiro e deve ter maior enfoque nos cursos superiores de enfermagem.

Abstract: The field of intervention of health workers is very complex. In the case of nurses, their routines are made upo f situations of serious complexity, which can make them prone to increased levels of anxiety, depression and stress. It is understood that such professional, during their academic training, must learn self-care practices that ensure their mental health. The objective of study was to develop a Mindfulness workhop for nursing students, as a way of contributing to mental health and sel-care. The first end, a methodological journey consisting of two stages was undertaken. The first was a bibliographic research, whose results subsidized; the second stage consisted in the elaboration of proposal for a workshop carried out according to the perspective of methodological research. Mental health is basic condition for the professional practices of nurses and should have greater focus in higher nursing courses.

Keywords: Nurse; Mindfulness; Educational Product; Mental health.

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão