Storytelling: Uma Análise de Aplicabilidade no Planejamento Estratégico de Marketing, em uma Empresa da área de Saúde em Crato – CE / Storytelling: An Analysis of Applicability in Strategic Marketing Planning in a Healthcare Company in Crato - CE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3387Palavras-chave:
Marketing, Storytelling, PlanejamentoResumo
Resumo: O marketing passa por constantes processos de reinvenção. As mudanças são promovidas graças aos avanços tecnológicos e comportamentais de consumo da Sociedade. Esse novo consumidor é cada vez mais exigente e moldado por ações que acontecem em seu meio graças à constante mutação de mídias. Consequentemente, o cenário do mercado torna-se progressivamente competitivo, fazendo-se necessárias novas ações para reter consumidores em meio a uma disputa constante por atenção. Pode-se entender o Storytelling como uma ferramenta na construção de promoções de marcas e produtos. Apesar de se tratar de um recuso primitivo de contar histórias, a qual a humanidade sempre foi conduzida a realizar, a ferramenta se mostra muito efetiva para construir laços, encantar e mover grupos, conquistar e reter consumidores. Baseado nesse pressuposto, este trabalho propõe-se, através da compreensão do uso do Storytellingcomo alternativa de recurso estratégico na criação de um planejamento estratégico de marketing, a buscar evidenciar os fatores que determinam a percepção de valores e posicionamento da marca para a organização no planejamento estratégico. Tendo por objetivo compreender o que é tal ferramenta, sua estrutura e como podemos evidenciar os valores que reforçam a imagem e o posicionamento da marca, este estudo também tem interesse em perceber como podemos utilizar o Storytelling como alternativa para criação de um planejamento estratégico de marketing aplicado a uma empresa da área da Saúde em Crato, no Ceará.Palavras-chave: Marketing; Storytelling; Planejamento.
Abstract: Marketing goes through constant reinvention processes. The changes are promoted thanks to the technological advances and consumer behavior of Sociedade. This new consumer is increasingly demanding and shaped by actions that happen in their environment thanks to the constant change of media. Consequently, the market scenario becomes progressively competitive, making new actions necessary to retain consumers in the midst of a constant dispute for attention. Storytelling can be understood as a tool in building brand and product promotions. Despite being a primitive refusal to tell stories, which humanity has always been led to do, the tool proves to be very effective in building bonds, enchanting and moving groups, conquering and retaining consumers. Based on this assumption, this work proposes, through the understanding of the use of Storytelling as an alternative of strategic resource in the creation of a strategic marketing plan, to seek to highlight the factors that determine the perception of values and brand positioning for the organization in the strategic planning. Aiming to understand what such a tool is, its structure and how we can highlight the values that reinforce the image and positioning of the brand, this study is also interested in understanding how we can use Storytelling as an alternative to create a strategic marketing plan applied to a healthcare company in Crato, Ceará.
Keywords: Marketing, Storytelling, Planning.
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